Em 2025, o Flamengo volta a ter um psicólogo no dia a dia do futebol profissional. Paulo Ribeiro foi contratado e, nesta quarta-feira (8), José Boto foi questionado sobre como enxerga o papel da psicologia no esporte. O novo diretor técnico rubro-negro deu uma resposta curiosa ao fazer uma analogia gastronômica.
“Gosta de falar por analogias. Essas coisas todas, fisiologia, psicologia… Tudo que possa agregar é importante. São coisas importantes, agregam, mas são batatas fritas. O bife é a comissão técnica e o elenco”, respondeu, de forma bem humorada,
“São coisas importantes que vêm para agregar ao que a comissão técnica precisa. É batata, arroz, feijão. Existem para ajudar o bife a sair melhor”, completou o executivo português.
A contratação de
Nas últimas temporadas, o Flamengo não tinha um psicólogo no dia a dia do futebol profissional. Quando havia necessidade, o clube encaminhava o atleta a um profissional.
Paulo Ribeiro, por sua vez, deixou o cargo de Head de Psicologia do Botafogo no fim de 2024. O psicólogo tem mais de 35 anos de experiência na área do esporte e já trabalhou no Flamengo em outro momento.
A programação do time principal
Após a apresentação no Ninho nesta quarta-feira (8), com o primeiro contato com novos profissionais, bateria de exames e avaliações médicas, o Flamengo viaja para a Flórida, nos Estados Unidos, na sexta-feira (10).
O grupo realizará parte da pré-temporada, com direito a amistoso contra o São Paulo em solo norte-americano. Após o compromisso, em 19 de janeiro, o time volta ao Brasil. Saiba mais aqui.