Com cinco títulos em pouco mais de um ano no cargo, Filipe Luís está em reta final de contrato com o
Em entrevista à Flamengo TV nessa sexta-feira (5), Luiz Eduardo Baptista, presidente do clube, fez uma longa fala ao ser perguntado sobre o tema.
“O que posso falar é que Filipe é, de longe, a maior revelação de treinador brasileiro em muito tempo. Acredito que ele tenha sido muito feliz nesse primeiro ano. Entendo que houve uma simbiose, uma relação muito positiva para os dois lados.”
Bap destacou ainda que a familiaridade de Filipe com o ambiente do clube foi determinante para a rápida adaptação. “O que ele não tinha de experiência como técnico, já tinha como jogador. Ele já conhecia o ambiente. Acho que foi uma combinação de fatores interessantes.”
O presidente revelou que, no início de sua gestão, existiam dúvidas internas sobre a continuidade de Filipe no cargo.
“Muita gente dizendo: ‘Talvez Filipe não deva continuar, porque ele não tem essa experiência toda’. E eu acredito que eu tenha feito a escolha certa. Nossa relação foi crescendo ao longo do ano, e o resultado está aí.”
Futuro de Boto
Bap também comentou sobre o trabalho conjunto com José Boto, executivo de futebol do Flamengo, e a sintonia criada ao longo da temporada.
“Nós três fomos felizes ao longo do ano. Filipe também tinha que se adequar ao presidente que estava chegando. Fizemos mudanças fortes no futebol. Chegamos ao final do ano felizes, melhores do que no início do ano e mais entrosados.”
Apesar da boa relação, o presidente lembrou que a renovação depende de fatores diversos. “Boto tem que querer ficar, eu tenho que querer ficar com Boto, Filipe tem que querer ficar, eu tenho que querer ficar com Filipe. Conceitualmente, acredito que ‘haveremos casamento’.”
Bap sinalizou o desejo de manter tanto Filipe Luís quanto Boto por pelo menos dois anos, mas reconheceu que o cenário pode mudar.
“Eu adoraria que Filipe e Boto estivessem comigo dois anos. Mas às vezes o que é ideal não é possível. Às vezes, alguém diz: ‘Eu quero ficar seis meses. Eu quero ir para a Europa’. Algumas coisas dependem da vontade de cada pessoa.”
O dirigente revelou ainda que a primeira conversa sobre renovação com Filipe aconteceu após a inesperada derrota para o Central Córdoba.
“Aquela foi uma porrada que não esperávamos. Tenho a sensação que essa derrota para o Central Córdoba vai ser um ponto de inflexão no nosso ano. Daquele limão, fizemos uma limonada importante. Contrato de Boto é até o fim desse ano. Tinha uma possibilidade de extensão. Mas não quero engajar uma extensão. Estou propondo um novo contrato para ele.”