O Flamengo anunciou, nesta terça (7), uma série de novos profissionais que atuarão na área de Comunicação e Marketing do clube a partir de agora. A medida faz parte da reformulação proposta pela gestão do Luiz Eduardo Baptista, o Bap, eleito para o triênio de 2025/27. Conheça mais sobre os profissionais abaixo.
A área de Marketing e Comunicação passa a ser composta por três diretorias. Fávlia da Justa será responsável pela diretoria de comunicação que passa a ter escopo de comunicação e conteúdo.
Roberto Trinas estarpa à frente da diretoria de marketing focada no relacionamento com o torcedor, atendendo demandas do sócio-torcedor, matchday, licenciamento e eventos. Marcos Senna, que já estava atuando no Flamengo, será responsável pelo marketing comercial, com patrocínios e direitos de transmissão.
Confira, abaixo, um resumo da trajetória profissional dos gerentes que passam a atuar no clube:
- Cristiano Fonseca - FlaTV: experiência na Ambev e no Google nos últimos 15 anos, liderando frentes como Estratégia & Operações, Marketing B2B, comunicação e eventos. Formado em Administração de Empresas pela PUC-Rio, possui MBA em Marketing pela FGV e cursos de extensão em Wharton e Stanford.
- Paulo César Pereira Filho - Redes Sociais: Advogado de formação, Paulo César possui pós-graduação em Marketing e Gestão Esportiva pela ESPM e Trevisan. Fundador de uma empresa de consultoria em marketing esportivo, ele tem expertise em projetos de transformação digital e valorização de marcas no esporte.
- Marcela Dantas - Eventos e Ativações: Profissional de Relações Públicas, com pós-graduação em Marketing e uma trajetória de mais de 26 anos nas áreas de Marketing e Comunicação. Acumulou experiência em empresas dos segmentos de Entretenimento, Cultura, Telecom, Seguros e Agências de Comunicação e Eventos. Em sua última posição, atuou como Gerente de Marketing na Icatu Seguros por mais de 4 anos, liderando iniciativas estratégicas em Patrocínios, Eventos, Viagens de Incentivo (nacionais e internacionais), Gestão de Marca e Assessoria de Imprensa.
- Marcelo Rocha - Produtos e vestuário: Executivo com mais de 40 anos de experiência na cadeia têxtil e no varejo de moda, Marcelo já passou por marcas como Osklen, Richards e Benetton. Atuou em desenvolvimento de coleções, branding e organização de eventos de moda, consolidando uma carreira em marcas premium e tradicionais indústrias têxteis.
- Mariucha Moneró - Imprensa institucional: Trabalha com comunicação há mais de 30 anos. Jornalista esportiva, ela foi a primeira repórter mulher de um jornal brasileiro a cobrir uma Copa do Mundo de futebol. Além dos Mundiais, cobriu Jogos Olímpicos, Fórmula 1, entre outros eventos importantes do esporte. Passou com destaque pelo Jornal do Brasil e por agências de comunicação que fundou e dirigiu. Palestrante, escreveu dois livros.
- Marcelo Conti Baltazar - Relacionamento com sócios: Administrador com MBA em Gestão Estratégica. Trabalhou nas áreas Comercial, Operações, Atendimento a Clientes, Canais de Distribuição, Vendas e Serviços em empresas de Telecom, Aluguel de Carros e Distribuição de Veículos. Sócio do Flamengo há 36 anos, Benemérito, ocupou diversos cargos de diretoria, Vice-Presidente e Presidente da Assembleia Geral (2019/2021).
- Caio de Araujo - Comunicação Fla Gávea: Com mais de 10 anos de experiência, Caio é formado em Administração pela Unisociesc/FGV, com MBA em Marketing e especialização em Branding pela ESPM/Rio. Atuou na Prefeitura de Nilópolis, alinhando comunicação e marketing digital, além de liderar projetos culturais na Baixada Fluminense.