Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Com nomes de peso, Flamengo define nova diretoria; conheça os vice-presidentes

Luiz Eduardo Baptista, o Bap, toma posse como presidente do Flamengo nesta quarta (18), em cerimônia na Sede da Gávea

Em cerimônia nesta quarta (18), na Sede da Gávea no Rio de Janeiro, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, foi empossado como presidente do Flamengo para o triênio 2025-27 e apresentou ao clube a nova diretoria. Com nomes “de peso” e rostos já conhecidos dos associados, o novo mandatário definiu os 14 vice-presidentes da gestão.

Bap defende a modernização do estatuto com a diminuição de vice-presidências obrigatórias. O assunto precisará ser apreciado pelo Conselho Deliberativo, que teve Ricardo Lomba eleito como presidentes na última semana. Enquanto isso, a gestão terá VPs acumulando pastas, com o número caindo de 19 pastas no mandato de Rodolfo Landim para 14.

“Pretendo acabar com isso, o conselho diretor vai ser como conselho de empresa. Eles vão aconselhar, mas não vão decidir. Não precisamos ser SAF para nos organizarmos de maneira profissional. Quero deixar um legado, e espero que no primeiro trimestre do ano que vem tenhamos um regramento no Estatuto sobre a função dos vice-presidentes”, disse Bap em entrevista antes da cerimônia de posse, na qual confirmou a contratação de José Boto e a manutenção de Filipe Luís.

Leia também

Confira, abaixo, os novos vice-presidentes do Flamengo:
  • Claudio Pracownick: VP de finanças
  • Flavio Willeman: VP da Procuradoria Geral
  • Ricardo Campelo: VP de Responsabilidade Social e Cidadania
  • Ricardo Hinrichsen: VP de Marketing e Comunicação e de Consulados e Embaixadas
  • Sérgio Bessa: VP de Planejamento
  • Fabio Palmer: VP de futebol profissional e de futebol de base
  • Fabio Coelho: VP de Tecnologia da Informação
  • Carlos Peixoto: VP de Relações Externas
  • Fabio Domingos: VP de Secretaria Geral
  • Pedro Iootty: VP de Gabinete da Presidência
  • Edson Menezes: VP de Esportes Olímpicos e de Remo
  • Marcos Motta: VP de Administração
  • Rodrigo Tostes: VP de Patrimônio
  • Jose Antonio da Rosa: VP de Patrimônio Histórico

O time de “peso” foi um dos fatores que pesou para a eleição de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, vencendo Rodrigo Dunshee, candidato de situação, no pleito presidencial do Flamengo.

O advogado esportivo Marcos Motta, por exemplo, é referência na área. Foi diretor jurídico do Flamengo entre 1997 e 2000 e, como advogado, participou das transferências de Neymar do Barcelona, da Espanha, para o PSG, da França, e, posteriormente, para o Al Hilal, da Arábia Saudita.

Já Fábio Coelho é diretor e VP da Google no Brasil. Em, Cláudio Pracownik chegou a acumular quatro pastas - administração, Fla-Gávea, TI e Secretaria - até assumir a pasta de Finanças, de 2015 a 2018. Ricardo Hirichsen, entre outros, também já foi VP de Marketing do Flamengo.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.