Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Bap confirma José Boto como diretor técnico e Filipe Luís no comando do Flamengo

Eleito para o triênio 2025-27, Luiz Eduardo Baptista toma posse como presidente do Flamengo nesta quarta (18), na Sede da Gávea

Luiz Eduardo Baptista, o Bap, em coletiva na Sede da Gávea

Novo presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, confirmou que o português José Boto será o diretor técnico do clube. O mandatário também confirmou que Filipe Luís seguirá no comando da equipe, mas também afirmou que conversou com outros profissionais antes de tomar a decisão pela permanência do treinador.

“Nosso diretor técnico será José Boto e nosso técnico será Filipe Luís”, iniciou Bap, em entrevista coletiva na Sede da Gávea, nesta quarta (18), no Rio de Janeiro.

“O Filipe teve um início sensacional. Começou muito bem. Tenho contato com ele há um tempo, conversamos algumas vezes, também conversei com o diretor sobre o perfil. Queríamos avaliar a experiência e disponibilidade do Filipe para estar no projeto com a gente. A sua vontade de ganhar, se superar, nos dá certeza que ele é a escolha certa”, completou.

Leia também

Em votação realizada no dia 9 de dezembro, os sócios do Flamengo elegeram Luiz Eduardo Baptista, o Bap (ao centro, de azul, na foto), e Flávio Willeman (o segundo da esquerda para a direita) como novos presidente e vice-presidente do clube para o triênio 2025-27. A chapa vencedora recebeu 1.731 votos (53,7% dos válidos). Saiba mais sobre o pleito aqui.

Ao longo do processo eleitoral, Bap evitou confirmar a manutenção de Filipe Luís no comando do Flamengo em 2025. Em sua primeira entrevista após a vitória no pleito, o novo mandatário explicou.

“Não falávamos por uma série de razões, a gente devia ter cuidado para não colocar pressão adicional sob o Filipe. Queremos uma estrutura profissional. Se é para ter um diretor técnico que irá se submeter aos caprichos do presidente, é melhor economizar. Estávamos respeitando o processo eleitoral”, afirmou.

Confira, abaixo, outras respostas de Bap, novo presidente do Flamengo:

Manutenção de Filipe Luís
“Chegamos ao nome do Filipe, mas conversamos com outros técnicos e diretores técnicos. Foram várias conversas e com nomes que jamais foram citados. Foi um processo bem sólido e tenho certeza que estamos em boas mãos.”

Conversas com José Boto
“Não vou ter tempo de falar tudo o que conversei com o Boto. Diria que é uma visão diferente quando você tem um profissional cuidando do negócio. Um cara experiente, sabe o que e como fazer. A separação da razão da emoção, o Boto traz naturalmente, acredita em processo, planejamento, e essa linha que seguiremos.”

Planejamento para 2025
“Na prática, temos conversado sobre a avaliação do elenco, planejamento e carências que temos, temos que olhar para o elenco que temos. Jogaremos 85 partidas se tudo der certo. Até março, são duas semanas sem jogos na quarta. O planejamento é determinante para avaliar o elenco, que é bom e precisa de reforços pontuais. Alguns jogadores podem ser negociados, podem haver lesões.

O trabalho conceitual com Boto e Filipe Luís já está sendo feito. Não estamos no zero, mas não estamos no 10. Vamos trabalhar duro a partir de amanhã para tirar essa diferença.”

Mudanças no departamento de futebol
“Nós temos discutido o conceito, como queremos que a área seja, sem pensar em nomes. Por razões óbvias, o Boto conhece alguns dos nomes (do departamento de futebol). Conheço o Bruno Spindel muito bem, o trouxe para o Flamengo. O título do Bruno, como diretor de futebol, mas ele é diretor de contratação. Excepcional trader. Entende muito disso. É um dos caras que mais entende disso no Flamengo, e gostaria que o Boto chegando tenha contato com as pessoas para saber se a estrutura combina com A, B ou C.”


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.