Um dos clubes que mais investe na formação e desenvolvimento de esportes olímpicos, o Flamengo estará muito bem representado nos Jogos de Paris, cuja abertura oficial acontece nesta sexta-feira (26). São 11 atletas rubro-negros na delegação brasileira, muitos com chances de medalhas, além de outros profissionais que integram comissões técnicas.
Judô
Rafaela Silva é uma das principais atletas da delegação brasileira em Paris. Após as participações em Londres e Tóquio, a judoca de 32 anos chega aos Jogos como atual campeã olímpica.
A brasileira disputará a categoria -57kg feminina, que acontecerá no dia 29 de julho, segunda-feira, a partir das 5h (de Brasília). A final está prevista para 12h38 (de Brasília).
Além de Rafaela Silva, Giovana Melo, do Flamengo, está em Paris como apoio da equipe de judô, participando dos treinos.
Rafaela Silva, de kimono branco, é uma das esperanças do Brasil nos Jogos de Paris
Canoagem
Atual campeão olímpico no C1 1000m, Isaquias Queiroz é outro nome pesado da delegação brasileira em Paris. São quatro medalhas em duas participações (Rio 2016 e Tóquio 2020).
O canoísta de 30 anos disputará as categorias C2 500m e C1 1000m, que serão realizadas no Estádio Náutico de Vaires-sur-Marne entre os dias 6 e 9 de agosto.
Valdenice Conceição representará a canoagem brasileira em Paris
Valdenice Conceição, que disputará a C1 200m, e Mateus Nunes, que está na disputa da C1 1000m assim como Isaquias, são os demais canoístas do Flamengo e do Brasil em Paris.
Mateus Nunes, de 18 anos, é natural de Itacaré, na Bahia. Já Valdenice Conceição, baiana de Maraú, será a primeira atleta da história a representar o Brasil nos Jogos Olímpicos.
Ginástica
Dos sete atletas que compõem a equipe de Ginástica Artística do Brasil, cinco são do Flamengo: Rebeca Andrade, Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Diogo Soares.
Todos os ginastas rubro-negros já participaram de, ao menos, uma edição dos Jogos Olímpicos. A Ginastica Artística acontecerá entre os dias 27 de julho e 5 de agosto em Paris.
Rebeca Andrade é uma das estrelas da delegação brasileira nos Jogos de Paris
Natação
Na natação, serão dois atletas rubro-negros: Guilherme Caribé, de 21 anos e estreante na Olimpiada, e Murilo Sartori, de 22 anos, que já participou dos Jogos de Tóquio, em 2021.
Guilherme Caribé participará das provas revezamento 4x100m livre masculino; 100m livre masculino; e 50m livre masculino.
Murilo Sartori disputará o revezamento 4x200m livre masculino. As competições de natação acontecerão entre os dias 27 de julho e 3 de agosto na Arena Paris La Défense.
Guilherme Caribé e Murilo Sartori e o técnico Carlão, representantes do Flamengo, na natação do Brasil em Paris
Além dos 11 atletas brasileiros presentes em Paris, ainda há a remadora paraguaia Alejandra Alonso, que disputará o Single Skiff Feminino.
Uma série de profissionais do Flamengo também integram as comissões técnicas de quatro modalidades nos Jogos Olímpicos.
São os técnicos Carlão (Natação), Daniel Biscalchin (Ginástica Artística) e Bernardinho (Vôlei), o preparador físico Bruno Nicolaci (Basquete) e o assistente técnico Ricardo Tabach (Vôlei).