Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Braz vê erro de Gabigol, mas considera suspensão excessiva: ‘Fez os exames’

Vice-presidente de futebol do Flamengo avalia a situação do atacante, suspenso por dois anos, e mostra confiança em recurso apresentado pela defesa do atleta

Marcos Braz, vice-presidente de futebol, avalia suspensão de Gabigol como excessiva

Após a vitória do Flamengo por 3 a 0 sobre o Nova Iguaçu, neste sábado (30) na decisão do Campeonato Carioca, Marcos Braz veio a público posicionar-se sobre a situação de Gabigol. O vice-presidente de futebol admite que o atacante “teve seus erros”, mas vê como muito severa a suspensão de dois anos aplicada pelo Tribunal de Justiça Antidopagem, na última semana, por tentativa de fraude em exame realizado em abril de 2023.

À imprensa presente no Maracanã, Braz reforçou que Gabigol realizou os exames de sangue e urina - os quais não apontaram qualquer irregularidade -, e mostrou confiança que a defesa do atacante, auxiliada pelo departamento jurídico do Flamengo, conseguirá uma mudança na pena aplicada com o recurso apresentado à Corte Arbitral do Esporte.

“A gente ficou muito preocupado, não contava com o tamanho dessa punição. Acreditava em uma advertência, até uma advertência mais dura, severa, mas tenho que aproveitar para deixar claro para o grande público, que às vezes não entende. Até a gente, que é da bola, às vezes se confunde. É deixar claro que o Gabriel fez o teste de sangue logo que chegou. E o teste de sangue deu negativo. Ninguém que quer burlar alguma coisa, algum teste, faz teste de sangue”, afirmou Braz. Veja, na íntegra, o que o VP disse mais abaixo.

Leia também

Sem Gabigol, o Flamengo contou mais uma vez com o artilheiro Pedro, que marcou dois gols na vitória por 3 a 0 sobre o Nova Iguaçu na partida de ida da decisão do Campeonato Carioca - veja os melhores momentos da partida. Na zona mista do Maracanã, o atual camisa 9 lamentou a situação vivida pelo companheiro de ataque.

“Infelizmente teve essa situação no Gabi. A gente também está junto com ele, junto com a torcida, esperando que ele seja absolvido pra voltar logo à equipe. A gente sabe da importância que ele tem dentro e fora de campo também. Então espero que em breve ele possa estar de volta aí com a gente”, afirmou Pedro neste sábado (30).

O confronto, agora, está da seguinte forma. O Flamengo pode até perder por dois gols de diferença no jogo de volta que conquistará o Estadual pela 38ª vez em sua história. Uma vitória por três gols de diferença do Nova Iguaçu levará a decisão para os pênaltis, enquanto um placar mais elástico garante o título para o Laranjão.

Com a vantagem na decisão do Carioca, o elenco rubro-negro volta as atenções para a estreia na Libertadores. A delegação embarcar na tarde deste domingo (31) para Bogotá, na Colômbia, onde enfrentará o Millionarios. A partida de abertura do Grupo E será na terça-feira (2), às 19h (de Brasília). Saiba mais sobre a chave aqui.

Confira outras respostas de Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, sobre a situação de Gabigol:

Como a notícia foi recebida pela diretoria

“A gente ficou muito preocupado, não contava com o tamanho dessa punição. Acreditava em uma advertência, até uma advertência mais dura, severa, mas tenho que aproveitar para deixar claro para o grande público, que às vezes não entende. Até a gente, que é da bola, às vezes se confunde. É deixar claro que o Gabriel fez o teste de sangue logo que chegou. E o teste de sangue deu negativo. Ninguém que quer burlar alguma coisa, algum teste, faz teste de sangue.

Então, se ele tivesse qualquer dúvida, qualquer desconforto, ele não iria fazer o teste de sangue. Fez o teste de sangue e depois ele foi treinar. Como ele começou os treinamentos, você só pode fazer a sequência das análises duas horas depois, quando você está descansado. Isso demorou e o Gabriel também deu a sua contribuição pra tudo ficar de uma maneira ácida, mas tem uma questão central que preciso falar. Ele tirou o sangue e tirou a urina e não teve absolutamente nada.

Dito isso, tem uma maneira de enquadramento que a gente vê que foi muito severa. Até o placar de 5 a 4 (pela condenação) acho que botou bastante dúvida se poderia ou não dar uma punição desse tamanho. O Flamengo junto com seus advogados recorre para corte internacional. Acreditamos que em um novo julgamento, com apresentação de novas provas, com outros pontos pra você analisar, as nossas certezas, com bastante ênfase que foi feito o exame de sangue, que foi feito o exame de urina. Foi uma parte muito mais de relacionamento entre quem estava fazendo as coletas e o atleta. Mais uma vez, o atleta teve os erros dele, poderia ter amenizado algumas coisas e não o fez. Mas, daí ter a punição que teve, a gente acha que não procede.”

Conversou com Gabriel?

“Ele está bem dentro do possível. Está dando continuidade e fazendo os treinamentos. Sabe que o clube está o defendendo, e não poderia ser diferente. Estaria defendendo qualquer funcionário e qualquer jogador. Agora é esperar o comitê internacional. Ele fez todos os exames. Ele fez o exame de sangue e o exame de urina. Quando começa o treinamento, você precisa de um tempo para fazer esses exames. Talvez tenha demorado um pouquinho a mais, as pessoas ficaram irritadas, mas todos os protocolos foram cumpridos.”

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.