Agora no rádio...

Programa Acir Antão

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas
Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Time ideal, artilheiro e detalhes do 25 jogos de Tite no Flamengo; veja

Em busca de seu primeiro título no comando do Rubro-Negro, treinador tem ótimo aproveitamento e vê Flamengo alcançar o equilíbrio entre ataque e defesa

O técnico Tite durante treino do Flamengo, no Ninho do Urubu

Tite está perto de completar seis meses de trabalho no Flamengo, mas, neste período, já conseguiu dar “sua cara” ao time e alcançar marcas expressivas. Nos 25 jogos que dirigiu até o momento, o técnico tem um aproveitamento de 73,3% dos pontos, com 45 gols marcados e apenas 12 sofridos. Abaixo, a Itatiaia traz um balanço da “Era Tite”.

Foram levadas em consideração as 12 rodadas do Brasileirão de 2023, as 11 partidas pela atual edição do Carioca e os dois amistosos nos Estados Unidos, contra Philadelphia Union (vitória por 2 a 0) e Orlando City (empate em 1 a 1). O Flamengo sofreu suas únicas derrotas sob comando de Tite na última temporada, contra São Paulo, Atlético, Santos e Grêmio.

A pré-temporada levou o time a alcançar melhores condições físicas e o “equilíbrio entre os setores”, objetivo sempre deixado claro pela comissão técnica. Neste cenário, o Flamengo chega à decisão do Campeonato Carioca vivendo a maior série sem sofrer gols da história do clube, com 11 jogos. Com isso, Agustín Rossi superou a marca histórica de Cantarelli, de 1979.

Leia também

A formação ideal

Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Pedro: esta é a formação mais repetida na “Era Tite”. Contra o Fluminense, no último sábado (16), o técnico mandou a campo esta escalação pela terceira vez. O treinador realiza mudanças pontuais no time.

Um dos princípios do trabalho de Tite é estimular a concorrência entre os atletas e, para isso, põe em prática a máxima de “quem está melhor vai jogar”. Gabigol e Bruno Henrique, por exemplo, perderam espaço entre os titulares, mas ainda estão entre os reservas mais acionados pelo treinador - veja mais detalhes abaixo.

Ao todo, Tite já utilizou 33 atletas nas 25 partidas que dirigiu o Flamengo. Arrascaeta, presente em todos, Agustín Rossi, Everton Cebolinha, Luiz Araújo e Pedro - que participaram de 24 - são os jogadores mais participativos na “Era Tite”. Em relação aos Garotos do Ninho, 10 foram utilizados pelo treinador neste período.

Os artilheiros

  • 18 gols: Pedro
  • 6 gols: Arrascaeta e Everton Cebolinha
  • 4 gols: Luiz Araújo
  • 3 gols: Léo Pereira
  • 2 gols: Gabi e Ayrton Lucas
  • 1 gol: Gerson, Everton Ribeiro, Varela e Bruno Henrique

Pedro comemorando o gol marcado no jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca, contra o Fluminense, no Maracanã

Gabigol, o 12º homem

Ídolo da torcida e principal artilheiro do clube no Século XXI, Gabriel Barbosa vive um momento único sob o comando de Tite. O camisa 10 perdeu espaço entre os titulares. Gabi só iniciou dois jogos com o treinador - ambos pelo Carioca, em partidas que outros atletas foram preservados -, mas ocupa a posição de 12º homem.

Gabigol é o reserva mais acionado por Tite. Das 25 partidas com o treinador, o atacante entrou em campo 16 vezes, e é seguido por Bruno Henrique (14) e Victor Hugo (13). Os únicos gols do camisa 10 sob o comando do técnico, contudo, foram nos jogos nos quais iniciou como titular, contra Sampaio Corrêa e Volta Redonda.

Os próximos compromissos

De folga desde sábado (16), após a classificação para a decisão do Campeonato Carioca, o elenco do Flamengo se reapresenta nesta quarta (20), no Ninho do Urubu. Tite inicia a preparação para as finais contra o Nova Iguaçu e já visa a estreia na Copa Libertadores. O Rubro-Negro está no Grupo E e já tem a tabela definida.

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.