Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

O aproveitamento do Flamengo em jogos de mata-mata e de ‘campeonatos’ em 2023

Atual terceiro lugar do Brasileirão, o Flamengo vê o líder Botafogo distante e passa a ver as Copas como as principais chances de título na temporada

Gabigol, do Flamengo, em ação pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã

O empate com o América, no Maracanã no sábado (23), devolveu à pauta a predileção do Flamengo pelas Copas em relação ao Brasileirão. Afinal, o Rubro-Negro está a 12 pontos do líder do Botafogo e vivo nos mata-matas da Copa do Brasil e da Libertadores, apesar do discurso não ser de prioridade a nenhum torneio. Dito isso, o que o aproveitamento do Flamengo em 2023 diz a respeito do tema?

Os números apontam um aproveitamento praticamente idêntico, de 62,6% em em jogos “de campeonato” (ou não eliminatórios) e de 62,6% em confrontos de mata-mata ou valendo classificação.

Para chegar a esses números, a Itatiaia separou os jogos do Flamengo em dois grupos. O primeiro inclui as eliminatórias da Supercopa do Brasil (1), da Recopa Sul-Americana (2), do Mundial de Clubes (2), da Copa do Brasil (6) e da fase decisiva do Carioca (4). Ao todo, 15 partidas nas quais o time carioca venceu nove, empatou uma e perdeu quatro, somando 28 de 45 pontos possíveis (62,2%).

O segundo grupo leva em conta os jogos do Campeonato Brasileiro (16) e as fases de grupo da Libertadores (6) e do Carioca (11). São 18 vitórias, oito empates e sete derrotas, o que significa um aproveitamento de 62,6%, com a equipe conquistando 62 dos 99 pontos em disputa deste recorte.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.