O
Dono de um currículo com passagens por clubes europeus, Pinto trabalhará pela primeira vez no futebol brasileiro. Ao site oficial do Cruzeiro, ele se mostrou animado e feliz com o desafio.
“A minha satisfação é enorme de poder estar em um clube com a dimensão e com o prestígio do Cruzeiro. Já tinha essa ambição de trabalhar no Brasil há bastante anos, uma vez que sou um apaixonado pela cultura e pelo povo brasileiro. Inclusive, minha esposa é brasileira”, iniciou o novo contratado do Cruzeiro.
“Profissionalmente, sempre foi um desejo estar aqui. Já durante o percurso de 15 anos no Benfica, houve algumas oportunidades que acabaram por não serem concretizadas pois tive também um convite muito interessante do Spartak Moscou. Agora, sim, posso concluir o que considero como sonho que é trabalhar no Brasil e, especificamente, no Cruzeiro”, agregou.
Joaquim Pinto revelou que sempre teve o Cruzeiro como uma referência internacional. O lusitano chegou a Belo Horizonte no último domingo (8) e já começou a trabalhar na Toca da Raposa II.
“Me lembro de quando criança, acompanhando o futebol brasileiro, sempre via o Cruzeiro como uma referência internacional. Uma grandiosidade que, historicamente, nunca se perdeu, mas está agora a conseguir voltar para os lugares que se pretende, que é estar entre os primeiros lugares do futebol nacional”, contou o profissional.
Quem é Joaquim Pinto
Joaquim Pinto é formado em Scouting, Alto Rendimento Esportivo, Coaching Desportivo e também tem curso como treinador. Ele atuou técnico de equipes de base e, em 2009, ingressou como membro da prospecção do Benfica-POR.
Lá, cresceu, se tornou coordenador e ficou por 15 anos, com participação importante em grandes contratações do clube. Em 2024/25, trocou os Encarnados pelo Spartak Moscou-RUS, onde trabalhou como Diretor de Scouting e Diretor Esportivo Interino.