Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

O que mudou no Cruzeiro desde o clássico contra o Atlético no Mineiro? Veja

Equipes se enfrentaram pela última vez no dia 9 de fevereiro, com vitória alvinegra por 2 a 0 no Mineirão; reencontro será neste domingo (18), às 20h30 (de Brasília)

Alan Franco e Matheus Pereira no clássico entre Cruzeiro e Atlético no clássico do Campeonato Mineiro

Pouco mais de três meses separam o último encontro entre Cruzeiro e Atlético do clássico deste domingo (18), às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, pela nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, dia 9 de fevereiro, o Alvinegro superou a torcida única e venceu por 2 a 0 pela primeira fase do Campeonato Mineiro. Para otimismo dos cruzeirenses, muita coisa mudou desde então.

A equipe celeste passou por uma grande reformulação neste período, dentro e fora das quatro linhas. O grande protagonista disso, claro, é Leonardo Jardim, que acompanhou o último clássico das tribunas, já que havia sido contratado dias antes.

Um novo Cruzeiro em campo

As mudanças no Cruzeiro podem ser enxergadas na comparação entre a escalação celeste na derrota para o rival e o possível time que entrará em campo neste domingo.

Provável escalação para domingo: Cássio, Fagner, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge.

Escalação na derrota por 2 a 0 para o Atlético (09/02): Cássio, William, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno e Kaiki; Lucas Romero (Christian), Matheus Henrique (Eduardo) e Matheus Pereira (Bolasie); Dudu (Lautaro), Marquinhos e Gabigol.

O time azul foi comandado de forma interina por Wesley Carvalho, que substituiu Fernando Diniz e passaria o bastão a Leonardo Jardim. No jogo em questão, o Cruzeiro apostou no talento de Gabigol e Dudu, suas principais contratações da temporada.

Essa era a alma de um Cruzeiro que não deu liga no clássico e nem no início do ano. Diante do Atlético, Dudu - que hoje veste preto e branco - pouco fez, enquanto Gabigol foi expulso ainda no primeiro tempo.

Natanael e Dudu durante clássico no Mineirão pelo Campeonato Mineiro

A derrota deu um chacoalhão no ambiente celeste, assim como outros resultados negativos posteriormente. Sob o comando de Leonardo Jardim, o time cruzeirense agora aposta na intensidade e em um time mais competitivo e coeso defensivamente.

Dos grandes reforços de janeiro, Dudu teve seu contrato rescindido e Gabigol perdeu a titularidade. O grande protagonista, neste momento, é Kaio Jorge.

Leonardo Jardim e as mudanças internas

O técnico português promoveu uma reestruturação geral no futebol cruzeirense, do campo à direção. Jardim se tornou protagonista e passou a ter muito poder dentro da estrutura celeste.

Apreciado por Pedro Lourenço, gestor da SAF do Cruzeiro, o treinador participa efetivamente dos processos internos do clube.

“O meu papel será o mesmo que foi quando cheguei. Vocês sabem muito bem. Isso foi claro quando cheguei. Não queria ser um treinador só para escalar os 11. Tenho um papel importante no treino, no planejamento, em termos de capacidade física, de psicologia, de organização do treino, e também daqueles jogadores que queremos buscar para o nosso modelo de jogo”, disse o treinador em entrevista coletiva após a vitória sobre o Palestino, na última quarta-feira (14).

Leonardo Jardim em partida pelo Cruzeiro no Mineirão, em Belo Horizonte

Desempenho do Cruzeiro desde o último clássico contra o Atlético

  • 17 jogos
  • 7 vitórias
  • 6 derrotas
  • 5 empates

Após um início complicado, Leonardo Jardim finalmente conseguiu estabelecer um padrão de jogo interessante ao Cruzeiro. A prova disso é sequência de quatro vitórias seguidas no Brasileirão, que gerou um bom posicionamento na tabela.

Cruzeiro alcança melhor vitória contra o Sport na história

Cruzeiro x Atlético pela Série A do Campeonato Brasileiro

Esse será o terceiro encontro dos gigantes mineiros na temporada. Na primeira oportunidade, os times empataram sem gols em jogo de pré-temporada nos Estados Unidos, em janeiro. Depois, o Galo venceu por 2 a 0, em fevereiro, pela primeira fase do Campeonato Mineiro.

Além de buscar o primeiro triunfo sobre o rival no ano, o Cruzeiro quer manter a boa fase no Brasileirão. O time de Leonardo Jardim está em quarto lugar, com 16 pontos.

O Atlético também vive momento de ascensão e sonha com a terceira vitória seguida na competição. A equipe tem 12 pontos e ocupa o sétimo lugar.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.