Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Técnico trabalha para ‘espelhar’ Cruzeiro com outros gigantes da Série A

Leonardo Jardim segue com o trabalho na Toca II para mudar forma de jogador do Cruzeiro

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro

O técnico Leonardo Jardim traça uma meta importante em seu trabalho no comando do Cruzeiro. O treinador deseja implementar sua metodologia e preparar o time aos níveis de outras equipes da Série A do Campeonato Brasileiro.

“Temos que ter uma condição sempre superior ao adversário. Com certeza, não estamos ao nível de outras equipes, temos que ser conscientes e eu não gosto de falsas expectativas. Existem equipes no Brasileirão que estão, neste momento, mais bem preparadas, porque tem percurso de dois, três anos”, disse, em referência à manutenção do treinador e de um time-base.

Anunciado como treinador do Cruzeiro no dia 4 de fevereiro, Leonardo Jardim chegou ao clube para substituir Fernando Diniz. O português dirigiu a equipe azul, até aqui, em apenas três oportunidades: na derrota para o Democrata-GV, por 2 a 1, em sua estreia no clube. Além de dois empates por 1 a 1 com o América, nas semifinais do Estadual (e eliminação nos pênaltis).

A eliminação no Mineiro obrigou o Cruzeiro a um calendário de mais de 30 dias sem jogos oficiais. Nesse período, Jardim trabalha na Toca da Raposa II no intuito de acelerar o entendimento e compreensão dos atletas em relação aos seus métodos de trabalho.

Esse tempo serve também para tirar “os vícios” do estilo de jogo do antigo treinador, e para a compreensão por parte dos jogadores à forma de jogar mais adequada ao que prefere Leonardo Jardim.

Evolução do trabalho

Durante esse período, o treinador comandou o time em jogos-treino contra o time sub-20 do próprio Cruzeiro, o Boston City, da cidade de Manhuaçu, e o Botafogo. E o último teste antes da estreia no Brasileirão está marcado para este fim de semana.

O Cruzeiro enfrenta o Red Bull Bragantino neste sábado (22), às 18h30 (de Brasília), em amistoso no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. A estreia no Brasileirão acontecerá uma semana depois. No dia 29 de março (sábado), o time celeste enfrentará o Mirassol, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão.

“O Botafogo é campeão, o Palmeiras mostrou muita força nos últimos três anos, o Flamengo é uma equipe que, também, por seu elenco, durante esses últimos anos, apresentou grande rendimento. Nós não estamos ao nível, mas cremos ser uma equipe protagonista a esse nível. Com certeza que isso leva sempre o seu período”, analisou.

“Queremos fazer essa evolução crescendo, vencendo. O que é muito importante, ir ganhando para a equipe ter essa consistência em termos de presente e de futuro, principalmente”, completou.

Leia também

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.