Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro volta aos treinos, e Jardim prepara mudanças antes do Brasileiro

Leonardo Jardim terá mais de 20 dias para implementar seu método de trabalho em intertemporada forçada na Toca II

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro

Depois de três dias de folga durante o Carnaval, os jogadores do Cruzeiro voltam aos treinos na Toca da Raposa II nesta Quarta-feira de Cinzas (5). O técnico Leonardo Jardim dará sequência aos trabalhos antes da estreia no Campeonato Brasileiro. Serão pelo menos 24 dias até o primeiro jogo na competição nacional, contra o Mirassol, no Mineirão, entre os dias 29 e 31 de março, conforme data-base divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Como ficou fora da final do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro seguirá com a agenda de trabalhos em seu centro de treinamento. O departamento de futebol celeste tenta marcar novos testes contra outros clubes nesse período até a estreia no Brasileirão.

No último sábado (1º), o elenco principal do Cruzeiro venceu o time sub-20 por 7 a 0, na Toca II. A intenção da diretoria é agendar pelo menos outras três simulações de partidas. Uma dessas pode ser contra o Botafogo, outro clube da Série A que está sem calendário até o Brasileiro e contratou novo treinador nos últimos dias: o português Renato Paiva.

Adversários

O departamento de futebol cruzeirense deseja confrontos com times da Elite do futebol nacional. Porém, o calendário é um empecilho, tendo em vista que as demais equipes se dividem entre campeonatos estaduais e Copa do Brasil.

Alternativa para isso seria convidar clubes da Série B ou equipes de menor potencial técnico do interior de Minas Gerais. Tudo será definido nos próximos dias, com o retorno das atividades no CT azul.

Mudança de filosofia

Os trabalhos de Leonardo Jardim nessa intertemporada forçada poderão sacramentar a mudança na filosofia de jogo do Cruzeiro. Ainda com resquícios do que havia sido implementado pelo antigo treinador, Fernando Diniz, o time pode ganhar nova cara com o comandante português.

Como a Itatiaia antecipou, o treinador detectou problemas físicos no elenco. O comandante terá esse período de intertemporada para tentar sanar desequilíbrios técnicos entre os atletas.

Um ponto de atenção era o volante Walace, jogador contratado “a peso de ouro” e uma grande aposta do Cruzeiro desde o ano passado.

De acordo com Pedro Lourenço, o jogador perdeu quatro quilos nos últimos meses.

“Nós temos esperança que o Jardim recupere o nosso cabeça de área, que nós trouxemos a preço de ouro. O Jardim tem conversado muito com ele. Ele (Walace) já perdeu quatro quilos desde que o Jardim chegou. Ele tem conversado mesmo com o cara. Olha, pra jogar, vai ter que chegar nesse ponto”, relatou Pedrinho, ao programa Os Donos da Bola, da TV Band Minas, na semana passada.

Um mês de Jardim na Toca II

O técnico Leonardo Jardim completou um mês de Cruzeiro nessa terça-feira (4). Apesar de pouco tempo, o treinador já passou por experiências intensas no comando técnico celeste.

Jardim indicou uma contratação. Pediu a chegada de um atacante para jogar na beirada de campo. O pedido foi atendido com Wanderson, ex-Internacional.

O treinador ainda não venceu no comando do Cruzeiro. Em três jogos até aqui, perdeu um e empatou outros dois.

Ele estreou com derrota para o Democrata-GV (2 a 1), em Sete Lagoas, na última rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro. Depois, empatou com o América por 1 a 1 em duas oportunidades, na semifinal estadual. Nos pênaltis, acabou ficando fora da final.

O português também viu alguns jogadores saírem do Cruzeiro em busca de mais rodagem em outros clubes. O atacante Tevis e o volante Fabrizio Peralta foram para o Athletico-PR. Em contrapartida, o zagueiro Mateo Gamarra veio do Furacão para compor elenco.

Mercado

Outras definições importantes aconteceram com os laterais Marlon e William. A dupla permaneceu no clube, após se reunir com Pedro Lourenço, gestor da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) celeste.

Ambos estão em momento ruim tecnicamente e foram especulados em Grêmio e Internacional, respectivamente.

O meia-atacante Matheus Pereira também encerrou uma novela. O camisa 10 recebeu proposta do Zenit, da Rússia, mas rechaçou a oferta no dia do fechamento da janela russa. Com isso, permaneceu no Cruzeiro, pelo menos até o meio do ano.

Matheus Pereira se envolveu em polêmicas após revelar que havia pedido para deixar o Cruzeiro se chegasse proposta de clube europeu.

Leia também

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.