O técnico Leonardo Jardim chegou a Belo Horizonte na manhã deste sábado (8), após desembarcar no Aeroporto de Confins. Recebido por torcedores, o novo comandante do Cruzeiro concedeu uma entrevista exclusiva à TV Cruzeiro, onde compartilhou suas expectativas e revelou como pretende conduzir a equipe.
Em sua fala, Jardim destacou a importância de se adaptar ao elenco e montar um time equilibrado, com foco no ataque e na defesa.
“Acho que todo treinador de nível tem que ter a preocupação de se adaptar ao elenco que tem, organizando a equipe de forma a valorizar os jogadores disponíveis. Com certeza, a tática sempre vai visar uma equipe que joga para ganhar. Uma equipe de ataque equilibrada. Como diz o Wesley, atacando e marcando, que é uma expressão muito brasileira. Acho que vamos ver, conforme os jogos, dar sequência ao que já foi feito. E, com os treinos e o tempo, vamos incorporar nosso caminho”, afirmou Jardim.
Modelo de jogo
O treinador português, que substitui Fernando Diniz após sua demissão no final de janeiro, tem um currículo de peso. Já passou por clubes de renome, como Sporting e Braga, em Portugal, além de ter comandado o Olympiacos, da Grécia.
Porém, foi no Mônaco que viveu o ápice de sua carreira. Foram cinco temporadas à frente da equipe, com destaque para o título da Ligue 1 na temporada 2016/2017, quando superou o PSG de estrelas como Thiago Silva, Marquinhos, Lucas Moura, Di Maria e Cavani. Nesse mesmo ano, Jardim levou o Mônaco à semifinal da Liga dos Campeões, com uma equipe que contava com jogadores como Mbappé, Bernardo Silva, João Moutinho e Radamel Falcão.
Seu diferencial estava na capacidade de alternar os ritmos de jogo, sabendo a hora de pressionar e a hora de cadenciar a partida, o que se assemelha ao estilo de jogo adotado por Jorge Jesus no Flamengo, em 2019.
Quando Jardim estreia?
A contratação de Jardim foi confirmada pelo Cruzeiro na última terça-feira (4), após a saída de Fernando Diniz, que teve uma passagem breve pelo clube. O vínculo do técnico com a Raposa vai até o final de 2026 e chega com grandes expectativas, para transformar o Cruzeiro em uma equipe mais competitiva e equilibrada.
A estreia de Leonardo Jardim no comando do Cruzeiro está prevista para a proxima quarta-feira (12), contra o Democrata-GV, pela última rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro. A partida será realizada às 19h (horário de Brasília) na Arena do Jacaré.
No entanto, a estreia do treinador depende do registro de seu nome no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Esse procedimento é essencial para que o treinador possa atuar no futebol brasileiro. Caso não seja registrado a tempo, sua estreia poderá ser adiada para as semifinais do Campeonato Mineiro, programadas para os dias 15 e 16 de fevereiro.
*Em colaboração com o portal Itatiaia Esporte