Novo técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim, de 50 anos, nunca escondeu sua paixão pelo Sporting e realizou o sonho de dirigir o clube do coração na temporada europeia 2013/2014.
Filho de portugueses, Jardim nasceu em Barcelona, na Venezuela, mas passou a viver na Ilha da Madeira a partir de três anos com os pais, torcedores do Sporting.
Aos 15 anos, ao acompanhar uma partida do Sporting, Leonardo Jardim se desafiou um dia a comandar o clube. O detalhe é que, desde jovem, ele sonhava ser treinador de futebol e não jogador.
Leonardo Jardim cumpriu sua meta pessoal em 20 de maio de 2013, quando foi anunciado como técnico do Sporting após se destacar no comando do Olympiacos, da Grécia. Antes, havia passado pelos portugueses Camacha, Chaves, Beira-Mar e Braga.
Em Alvalade, Jardim foi vice-campeão português e levou o Sporting à Champions League. Naquela campanha, superou expectativas e chegou a liderar o campeonato nacional.
Leonardo Jardim fez grande trabalho no Sporting e logo depois se transferiu para o Monaco
Em 1º de julho de 2014, Leonardo Jardim recebeu a maior honraria do Sporting, o prêmio Leões Honoris Sporting, na categoria treinador, durante uma cerimônia de gala.
O bom trabalho no Sporting atraiu os olhares do milionário Monaco. O clube francês, com o qual se tornaria campeão nacional e revelaria o craque Mbappé, pagou 3 milhões de euros como multa rescisória para tirá-lo dos Leões.
Chegada ao Cruzeiro
Leonardo Jardim chegará a Belo Horizonte no fim da semana e acompanhará, no Mineirão, o clássico contra o Atlético marcado para domingo (9), às 16h, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro.
A estreia de Leonardo Jardim à frente da Raposa pode ser no dia 12 de fevereiro, às 19h, diante do Democrata-GV, no Mamudão, em Governador Valadares, pela última rodada da fase de classificação do Estadual.
As semifinais estão marcadas para os dias 15 e 22 de fevereiro. No momento, o Cruzeiro lidera o Grupo C, com 10 pontos.