Novo técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim chega a Belo Horizonte com renome internacional e títulos na bagagem. Ao anunciar o comandante português nesta terça-feira (4), o clube celeste se tornou o único da América a ter um treinador que já foi campeão em uma das cinco grandes ligas da Europa.
Jardim conquistou o título do Campeonato Francês quando treinava o Monaco na temporada de 2016/2017 - feito jamais alcançado por um técnico brasileiro na história. Vale destacar que as grandes ligas europeias são formadas por Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha), Ligue 1 (França), Serie A Tim (Itália) e Bundesliga (Alemanha).
Monaco de Jardim
Leonardo Jardim comandou aquele que é considerado por muitos como o melhor Monaco da história. O português desembarcou na zona costeira do Mediterrâneo em 2014 para gerir o início de um promissor projeto repleto de investimentos. Ele só veio a deixar o clube francês em 2018, quando ficou livre no mercado.
Especificamente na temporada de 2016/2017, Jardim fez um Campeonato Francês perfeito, terminando com 95 pontos, oito a mais que o PSG, vice-líder da competição. O esquadrão formado por Kylian Mbappé, Bernardo Silva, Fabinho, Lemar, Falcao Garcia e mais fez incríveis 107 gols e sofreu apenas 31 - melhor ataque e defesa da liga.
Outro campeão
Na América, o que não faltam são técnicos multicampeões, mas poucos colecionam passagens pelo ‘Velho Continente’. Além de Jardim, o espanhol Domènec Torrent também foi vencedor na Europa, mas apenas como auxiliar de Pep Guardiola. O atual treinador do Atlético San Luís-MEX triunfou como auxiliar na Inglaterra, na Espanha e na Alemanha.