Os atletas do time sub-15 do Cruzeiro tiveram um dia especial nessa terça-feira (7). O ex-zagueiro Miranda, titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, visitou à Toca da Raposa.
Segundo apuração da Itatiaia, o ex-jogador, consagrado por atuar no Brasil e no exterior, esteve no centro de treinamento de base do Cruzeiro para uma palestra com os aspirantes a jogadores de futebol.
Miranda foi à Toca I atendendo a convite de Adilson Batista, diretor geral das categorias de base do Cruzeiro. De acordo com informações do departamento de comunicação celeste, o ex-jogador também fez elogios à estrutura do clube e ressaltou a importância de ser uma referência para jovens atletas.
A conversa de Miranda aconteceu apenas com os atletas do elenco sub-15 do Cruzeiro. As demais categorias cumprem agendas específicas.
O time sub-20 está em São Paulo na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Já os atletas do sub-17 ainda curtem o período de férias, enquanto o sub-14 está viajando para a disputa de uma competição.
Carreira de Miranda
Miranda anunciou sua aposentadoria em janeiro de 2023, quando tinha 38 anos de idade. Natural da cidade de Paranavaí, no Paraná, o ex-jogador iniciou sua formação no Coritiba (2004 e 2005) de onde saiu para o Sochaux (2005 e 2006), da França.
Do futebol francês, Miranda voltou ao Brasil para vestir a camisa do São Paulo, onde se tornou um dos principais jogadores do futebol brasileiro entre 2006 e 2011.
Com a camisa do Tricolor Paulista, foi tricampeão brasileiro (2006, 2007 e 2008), foi convocado à Seleção Brasileira e foi vendido novamente ao futebol europeu.
Entre 2011 e 2015 defendeu o Atlético de Madrid-ESP, onde fez 178 jogos e marcou 13 gols. Em 2015, Miranda foi para a Internazionale-ITA, clube que defendeu até 2019. Depois foi para o futebol chinês e defendeu o Jiangsu Suning entre 2019 e 2021.
Em 2021, Miranda voltou ao São Paulo, onde encerrou a carreira no ano seguinte (2022).
Títulos
Miranda ganhou muitos títulos importantes na carreira. Além do tricampeonato brasileiro pelo São Paulo, ganhou também um Campeonato Paulista pelo Tricolor (2021).
Pelo Atlético de Madrid-ESP, ganhou uma Liga Europa (2011/2012), a Supercopa da UEFA (2012), a Copa do Rei (2012/2013), além do Campeonato Espanhol (2013/2014) e da Supercopa da Espanha (2014).
No futebol chinês, foi campeão nacional pelo Jiangsu Suning (2020), único título na Ásia.
Com a camisa da Seleção Brasileira, além de ter sido titular na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, ganhou a Copa das Confederações (2009), o bicampeonato do Superclássico das Américas (2014 e 2018), além da Copa América, em 2019.