A reformulação no organograma do Cruzeiro promoveu saídas importantes no clube nos últimos dias. Depois de Gabriel Lima, que se despediu do cargo de CEO, agora foi a vez de Raphael Vianna, que ocupava o cargo de diretor financeiro, anunciar sua saída.
Em uma rede social profissional, Vianna escreveu um longo texto para se despedir. O agora ex-diretor financeiro mostrou confiança na recuperação total do Cruzeiro.
“Encerro meu ciclo no Cruzeiro SAF com a sensação de dever cumprido. Os resultados desportivos poderiam ter sido melhores, mas nunca prometemos nada diferente, dado as condições de insolvência que recebemos o clube. Era preciso tirar o Cruzeiro da UTI com medidas drásticas. Hoje, o clube está confortavelmente no quarto, aguardando a alta que está muito bem encaminhada com os aportes do novo controlador”, disse.
“Agradeço profundamente a confiança e empenho de todos os colaboradores e prestadores de serviços do Cruzeiro SAF. Nada disso seria possível sem vocês. A bola não entra por acaso, como aprendemos no livro do Soriano”, completou.
Raphael Vianna pediu que os cruzeirenses lembrem do que a equipe de Ronaldo Fenômeno fez pelo clube, destacando a relação com a torcida celeste.
"À torcida apaixonada do Cruzeiro, talvez vocês não gostem tanto da gente... Mesmo assim, agradeço a confiança e apoio. Espero que se lembrem deste período de reestruturação quando voltarmos a levantar taças”, disse.
Vianna chegou ao Cruzeiro no começo de 2022, quando foi iniciada a gestão da equipe de Ronaldo Fenômeno no clube.
Mudanças na diretoria
Pedro Lourenço explicou, durante entrevista coletiva nessa terça-feira (2), na Toca da Raposa II, que a gestão de Ronaldo tinha um número excessivo de profissionais para exercer funções parecidas em cargos de diretoria. Logo, uma das primeiras medidas foi concentrar tarefas em colaboradores multidisciplinares de sua confiança.
“Vou citar um exemplo aqui: tinha um diretor de marketing, um gerente de marketing e dois funcionários. Nunca vi um diretor e um gerente para dois funcionários. Entendeu? (risos) Não vamos ter essas funções”, iniciou.
“Eliminamos um diretor de estratégia, um diretor comercial, um diretor de marketing, um diretor financeiro, mais dois gerentes de sócio, gerente de mais não sei o quê. Nós eliminamos uns sete diretores e deixamos um trabalhador, igual o nosso querido Bruno (Faleiro, diretor de comunicação). O diretor dele (Victor Rios) também foi - saiu). Eliminamos esses cargos, entendeu? Então, nós temos pessoas mais comprometidas”, justificou Lourenço.
Tarefas absorvidas por filhos e pessoas de confiança
Filhos de Pedro Lourenço e pessoas que trabalham nas empresas da família - a rede Supermercados BH e a BPW, gestora do Cruzeiro - também vão acumular algumas funções no clube.
Pedro Júnior, filho mais velho e braço direito do pai na gestão do Supermercados BH, será o vice-presidente do Cruzeiro. Bruno Santos de Oliveira, filho do meio e responsável pelo comercial da rede varejista, cuidará da mesma pasta dentro do clube.
Já Waldir Rocha Pena, sócio de Pedro Lourenço no Supermercados BH e na BPW, gestora do Cruzeiro, cuidará das áreas tributária, fiscal e jurídica do clube, incluindo o plano de Recuperação Judicial aprovado pela Justiça.
“Como nós trabalhamos e não vamos fazer alavancagem, nós precisamos só de um tesoureiro, para pagar, porque o dinheiro nós vamos botar lá no caixa. Nós não precisamos de um cara para falar com diretor de banco, para arrumar patrocínio”, pontuou Pedro.
“Nesse momento, em que temos o doutor Waldir (Rocha Pena), que é sócio nosso no BH (supermercado) e faz parte aqui da nossa empresa, ele vai cuidar dessa parte tributária e fiscal, vai cuidar da Recuperação Judicial com um advogado. Então, nessa parte jurídica aí, ele vai cuidar dela e nós vamos cuidar do restante, o Pedro Júnior comigo”, acrescentou.
Pedro Lourenço ainda falou das ações do filho do meio, Bruno Santos de Oliveira, na gestão comercial do Cruzeiro e da rede varejista. “No comercial, será igual nós fazemos no BH (supermercado). O Bruno vai cuidar do comercial, debaixo de mim, e nós não vamos ter mais diretor (comercial) no Cruzeiro”.
Leia a carta completa escrita por Vianna em sua despedida do Cruzeiro
Comemoramos intensamente cada vitória dentro e fora do campo. Aprendemos e crescemos com as derrotas e nossos erros.
Foram quase 30 meses de sangue, suor e lágrimas, literalmente! Também experimentei muito crescimento, conquistas, alegrias e, principalmente, propósito. Já trabalhei em diversas indústrias, mas o futebol é a mais dinâmica de todas que eu já participei: torcida, jogadores, mídia, agentes, CBF, FIFA, CAS, federações, clubes, dirigentes, credores, advogados, fornecedores, investidores, ligas, blocos comerciais e por aí vai...
Hoje encerro meu ciclo no Cruzeiro SAF com a sensação de dever cumprido. Os resultados desportivos poderiam ter sido melhores, mas nunca prometemos nada diferente, dado as condições de insolvência que recebemos o clube. Era preciso tirar o Cruzeiro da UTI com medidas drásticas. Hoje, o clube está confortavelmente no quarto, aguardando a alta que está muito bem encaminhada com os aportes do novo controlador.
Foi sensacional sentar entrar em campo no primeiro ciclo completo de M&A de um clube de futebol no Brasil no modelo de SAF, desde o planejamento, diligência, negociação, reestruturação e exit do investidor.
Além disso, subimos para a série A depois de 3 anos na série B, renegociamos inúmeras dívidas, trouxemos novos investimentos significativos para o Cruzeiro, mantivemos a equipe na série A no ano passado e, este ano, montamos um time mais competitivo, entregando o clube em 6º lugar na tabela, mesmo sem os reforços do meio do ano. Ainda há muito a ser feito, mas as Tocas estão cada vez bonitas e mais modernas. Resgatamos a credibilidade do Cruzeiro!
Agradeço profundamente a confiança e empenho de todos os colaboradores e prestadores de serviços do Cruzeiro SAF. Nada disso seria possível sem vocês. A bola não entra por acaso, como aprendemos no livro do Soriano.
À torcida apaixonada do Cruzeiro, talvez vocês não gostem tanto da gente... Mesmo assim, agradeço a confiança e apoio. Espero que se lembrem deste período de reestruturação quando voltarmos a levantar taças.
Desejo todo o sucesso do mundo ao Cruzeiro nesta nova fase. Os novos controladores estão em uma condição muito mais propícia ao crescimento contínuo e sustentável do clube.
A imagem do Cruzeiro resplandece! ZEEEEERRRRRROOOOOOO!