Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Ex-Cruzeiro se reergue na Itália após drama pessoal por grave lesão

Zagueiro Matheus Vieira superou grave lesão, e, mesmo sem auxílio, voltou a jogar em solo europeu

Matheus Vieira, de 28 anos, retomou a carreira após grave lesão no joelho

Ex-zagueiro do Cruzeiro, Matheus Vieira, de 23 anos, ressurgiu no futebol após superar um pesado drama pessoal. Atualmente no Sangiustese VP, da Quinta Divisão da Itália, o jogador se recuperou de grave lesão no joelho, sofrida no fim de 2022, quando estava para assinar contrato com o São Caetano.

Após superar o risco de quase encerrar a carreira de forma precoce, Matheus Vieira fala da felicidade em voltar a fazer o que mais gosta.

“Graças a Deus hoje eu me sinto bem e feliz, depois de tudo que eu passei em 2023, um ano muito difícil. Voltei a fazer o que eu amo e hoje estou 100% fisicamente”, disse Vieira, em entrevista à Itatiaia.

Matheus Vieira jogou no time sub-20 do Cruzeiro, em 2021. Naquele ano, chegou a ser chamado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo para participar de treinos do time principal, na Toca II. Ele foi relacionado ´para a partida da 22ª rodada da Série B, contra o Goiás.

Após deixar o clube celeste, Matheus enfrentou desafios em sua carreira. Inclusive, a lesão no joelho que o impediu de jogar pelo São Caetano, e em toda a temporada de 2023. Segundo seu estafe, Matheus Vieira teve que fazer cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e arcar com os tratamentos por conta própria. No final da recuperação, se mudou para a Itália juntamente com a família.

No continente europeu foi contratado pelo Sangiustese VP, da Excellenza (5ª divisão italiana), onde atuou por 13 partidas na temporada 23/24 e foi o único estrangeiro da equipe.

“Voltei a jogar depois de ter me recuperado 100%. Agora, estou neste processo de adaptação ao futebol italiano, que é um jogo de muita força e contato, Então, isso também exige muito da minha parte física. Me sinto bem, graças a Deus. Consegui terminar o campeonato como titular e com os objetivos do clube alcançados”, comentou.

Pé na estrada

O drama da carreira de Vieira não ficou apenas na lesão. Além de batalhar na quinta divisão italiana, Matheus Vieira também luta no dia a dia para chegar aos treinos da Sangiustese VP. Morando na cidade de Fano, o atleta se desloca por quase três horas de trem e ônibus até chegar a Morrovalle, sede da equipe. Ele faz esse trajeto diariamente, percorrendo cerca de 200 quilômetros por dia.

“Todo dia tenho que fazer esse trajeto, é bem cansativo, mas eu sei que faz parte do meu recomeço profissional. Para mim é desafiador. Pego um trem e dois ônibus todos os dias, e fico mais na rua do que em casa com a minha família. Mas, tenho certeza que, com a minha força de vontade e com o apoio da minha família, vou conseguir realizar meus sonhos”, afirmou.

Carreira e passagem pelo Cruzeiro

Nascido em Santos, Matheus Vieira começou sua trajetória no futebol atuando por Jabaquara e Portuguesa Santista. Após bom início, se transferir para o São Paulo, onde jogou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2019, como titular. Após a pandemia, se transferiu para o Cruzeiro, em 2021, onde teve oportunidade de treinar no time principal com o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Matheus lembra com carinho dos momentos vividos em Belo Horizonte.

“Tenho grandes lembranças do Cruzeiro e das pessoas que conheci lá. Foi muito gratificante para mim vivenciar o dia a dia de um clube grande e ter defendido essa camisa. Queria ter saído campeão, tivemos a chance no Mineiro Júnior, de 2021, mas sei que eu consegui demonstrar o meu futebol e representar o clube ao máximo”, garantiu.

Inspiração no campo e o ídolo fora dele

Matheus se inspira em Sérgio Ramos, que considera um modelo de disciplina e profissionalismo, porém, o ídolo mesmo esta fora dos gramados, na família.

“Admiro muito o futebol do Sérgio Ramos, um grande profissional dentro de campo e, fora dele, também muito disciplinado. Até mesmo pelo fato de ser da mesma posição. Agora o meu ídolo mesmo é meu padrinho, que hoje está no céu, mas foi um cara que sempre me incentivou no meu sonho, desde pequeno. Ele me levava nos treinos e foi aí que eu comecei a ter essa paixão pelo esporte”, disse o atleta de 23 anos ao se recordar de Mauro.

Os planos futuros

Após o fim da temporada 23/24 Matheus Vieira ainda não renovou seu contrato. Porém, o brasileiro não tem planos de voltar ao país de origem por agora e visa seguir na Itália, seja na Sangiustese VP ou em alguma outra equipe italiana.

“Para a próxima temporada eu quero seguir nesse ritmo de evolução pessoal que estou tendo para poder ajudar meu filho e a minha família. Quero me recolocar no mercado por aqui na quinta ou na quarta divisão para seguir subindo ano a ano, com o objetivo de um dia jogar uma série A ou uma série B”, concluiu o defensor.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.