O atacante Luis Sinisterra, do Bournemouth-ING,
Sinisterra chegou à Inglaterra graças à sua excelente temporada 2021/22 pelo Feyenoord-HOL, na qual marcou 23 gols e concedeu 12 assistências em 49 jogos sob o comando de Arne Slot, que hoje está nos Reds.
O Leeds pagou 25 milhões de euros mais 5 milhões de euros em variáveis ao Feyenoord por Sinisterra em julho de 2022. Sua transferência ao Bournemouth ocorreu em 2023. Ele foi inicialmente emprestado e depois comprado efetivamente em 2024.
Slot elogiou o atleta em uma entrevista coletiva em setembro do ano passado em prévia de um confronto entre Liverpool e Bournemouth pela
“Sinisterra é um ponta que eu gosto porque ele domina o um contra um e consegue marcar gols”, declarou o técnico holandês à época.
Algoz de Sampaoli
Sinisterra foi algoz de Sampaoli nas semifinais da Conference League, em 2022, quando o Feyenoord eliminou o Olympique de Marselha-FRA. No jogo de ida, o atacante colombiano marcou gol e deu assistência na vitória por 3 a 2 sobre a equipe francesa. A partida também contou com gol de Gerson, ex-Flamengo que atua hoje no Zenit-RUS.
A partida de volta terminou empatada em 0 a 0 e o Feyenoord se classificou para a final. Na decisão, porém, a Roma comandada por José Mourinho venceu por 1 a 0, com gol de Nicolo Zaniolo.
Carreira de Sinisterra
Natural de Santander de Quilichao-COL, Sinisterra começou no futebol profissional em 2016 pelo Once Caldas, onde chamou atenção pelo talento e velocidade. Sua boa fase no clube colombiano rendeu a primeira grande oportunidade na carreira: a transferência para o Feyenoord, da Holanda, em 2018, por cerca de 2 milhões de euros.
Sucesso e protagonismo no Feyenoord
No clube holandês, Sinisterra viveu momentos marcantes, como o hat-trick contra o IF Elfsborg, em 2021, e a conquista do prêmio de melhor jogador sub-21 da Eredivisie em janeiro de 2020. Ao todo, disputou 113 partidas, anotou 35 gols e deu 29 assistências.
O desempenho fez com que se tornasse, em 2022, a venda mais cara da história do Feyenoord: 25 milhões de euros pagos pelo Leeds United, da Inglaterra.
Passagem pelo Leeds United
No Leeds, Sinisterra teve bons momentos, como gols importantes na Premier League e na Copa da Liga Inglesa. Apesar de lidar com lesões, fechou a temporada como um dos artilheiros da equipe, somando oito gols em 26 jogos.
Novo capítulo no Bournemouth
Em setembro de 2023, foi emprestado ao Bournemouth e, poucos meses depois, adquirido em definitivo por cerca de 20 milhões de libras (R$ 146 milhões). Com a camisa dos Cherries, disputou 37 partidas, marcou quatro gols e deu quatro assistências, até sofrer uma lesão muscular em março de 2024.
Carreira na Seleção Colombiana
Pela Colômbia, Sinisterra estreou em 2019 e já soma 18 jogos e cinco gols. Viveu momentos de destaque, como os dois gols sobre o México na vitória por 3 a 2, em 2022, e a atuação de gala contra o Chile nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, quando marcou e deu assistência na goleada por 4 a 0.