O ex-volante Henrique, do Cruzeiro, ainda não definiu qual a função exercerá após se aposentar dos gramados. Mais de três meses após pendurar as chuteiras, o ex-meio-campista, com passagens também por Santos, Fluminense, Figueirense e Jubilo Iwata do Japão, decidiu experimentar opções antes de definir de fato qual profissão escolherá.
Henrique se matriculou no curso de formação de treinadores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O ex-jogador cumpre agenda de estágio no Futgol, clube voltado para a formação de atletas, localizado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
“Esse período no Futgol tem me ajudado bastante na preparação e formação de ideias e, também, no que devo seguir no futebol. Está sendo uma experiência de muito aprendizado. É um clube formador e dá para ver o quanto aprendemos com a evolução de cada atleta no dia a dia”, disse Henrique, em entrevista publicada no site do Futgol.
“Ele tem vindo mais do que é a obrigação dele em termos de horas. Ele tem um cronograma de carga horária para cumprir, mas tem vivenciado mais do que a grade curricular do curso dele pede. Ele acompanha dois dias de treinos por semana, já viu atividades dos times sub-14, sub-15, sub-17. Também acompanhou o sub-20. Ele está mergulhado no estágio, acompanha amistosos, os jogos-treinos, vai acompanhar também os jogos oficiais”, explicou à Itatiaia Ricardo Guedes, executivo de futebol do Futgol.
A reportagem apurou que Henrique ainda não sabe se exercerá essa função. O ex-jogador segue em busca daquela atividade que mais o agradará relacionada ao esporte.
“A presença do Henrique é muito importante para nós como clube. Mais ainda, é importante demais para os garotos das nossas equipes de base. Ele é uma referência de atleta para os meninos. Um exemplo como atleta”, frisou Guedes.
Carreira de Henrique
Natural de Londrina, no Paraná, Henrique Pacheco Lima começou a carreira profissional em 2005. Ele foi revelado pelo Londrina e também defendeu Figueirense, Jubilo Iwata-JAP, Cruzeiro, Santos e Fluminense. O jogador ainda chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira.
No Cruzeiro, Henrique marcou época e conquistou diversos títulos. Em três passagens, de 2008 a 2011, 2013 a 2019 e 2020, o volante fez 524 jogos com a camisa celeste.
O volante é o oitavo com mais partidas pelo Cruzeiro na história. Henrique conquistou os seguintes títulos com a camisa celeste: dois Campeonatos Brasileiros (2013 e 2014), duas Copas do Brasil (2017 e 2018) e seis Campeonatos Mineiros (2008, 2009, 2011, 2014, 2018, 2019).
Últimos momentos
Henrique batalhou pela retomada de sua carreira após 2020. Foram três cirurgias no joelho e quase três anos sem jogar. A última vez foi em campo foi no dia 8 de outubro de 2020, na derrota cruzeirense por 2 a 1 para o Sampaio Corrêa, no Mineirão, na 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.