Em
Em agosto de 2019, José Cifuentes lamentou não ter ido para o Manchester City, especialmente pela postura do dirigente equatoriano. Em entrevista ao jornal Ecuavisa, o meio-campista expressou o desejo de jogar na Europa e disse quais clubes fizeram oferta por ele.
“Tenho vontade de sair do país. Isso me desanima muito, porque todo jogador pensa em sair, mas, agora que a oportunidade chegou, eles não vão me dar. Meu futuro é complicado, já houve duas ofertas rejeitadas pelo clube. A verdade é que quero sair, mas não me deixam. As ofertas eram do Manchester City, do Porto e uma dos Estados Unidos”, disse Cifuentes à época.
No período, José Cifuentes estava emprestado ao América, de Quito, e o City ofereceu £ 2 milhões. O jogador, inclusive, disputou o Sul-Americano Sub-20 e a Copa do Mundo da categoria. Com a presença do volante, o Equador, inclusive, foi campeão continental naquele mesmo ano. Já no Mundial, Cifuentes marcou o gol mais bonito da competição, contra os Estados Unidos.
Nos bastidores, o Celtic, da Escócia, também sondou os valores por José Cifuentes, mas não formalizou uma proposta. Quatro anos depois, Cifuentes foi contratado pelo maior rival do Celtic: o Rangers.
Ao jornal The Sun, da Inglaterra, o volante equatoriano comentou sobre o interesse do Celtic em contar com seu futebol.
“Acho que é um boato e, quanto a qualquer contato, meu agente está cuidando disso. Entendo que haja interesse, mas nada de concreto. Quero ter a oportunidade de partir para a Europa. O Celtic é um grande clube com tudo o que joga. Já tinha ouvido falar do clube antes [do início do interesse]”, analisou.
Quem é José Cifuentes
Alvo do Cruzeiro, José Cifuentes é uma grande promessa do futebol do Equador. Revelado pela Universidad Catolica, de Quito, o meio-campista já se destacou em sua primeira temporada como profissional.
Pela Universidad Catolica, Cifuentes marcou sete gols em nove partidas em 2016, quando tinha apenas 17 anos de idade. Curiosamente, o volante anotou quatro gols em uma goleada sobre o Mushuc Runa, por 6 a 1, pelo Campeonato Equatoriano.
Em 2017, depois de quatro partidas e um gol, José foi emprestado ao América, de Quito, onde ficou até 2019. Por lá, Cifuentes disputou 19 confrontos e marcou um gol.
Ida aos Estados Unidos e sucesso na MLS
Com bom desempenho no América, José Cifuentes foi contratado pelo Los Angeles FC, dos Estados Unidos, em 2020. Em um mercado alternativo, o equatoriano ganhou experiência e registrou números interessantes.
Pelo clube da Major League Soccer (MLS), Cifuentes foi titular absoluto e atuou por quatro temporadas. Ao todo, foram 120 jogos, 15 gols e 19 assistências no período.
Cifuentes é jogador de Copa do Mundo
Três anos depois de ter disputado o Mundial Sub-20, Cifuentes vivenciou o auge de um jogador profissional: entrar em campo em uma Copa do Mundo pelo seu país. Convocado para o torneio no Catar, o volante atuou na estreia contra os cataris e no duelo com Senegal, ambos pela fase de grupos.
Como o Equador foi eliminado na primeira fase, Cifuentes fez apenas dois jogos dos três possíveis na Copa do Mundo.
Primeira experiência na Europa
Após ter sido peça fundamental no Los Angeles FC, o meio-campista se transferiu ao Rangers, em agosto do ano passado, e deu mais um salto na carreira.
Para contratar Cifuentes, o Rangers desembolsou pouco mais de R$ 7 milhões, com um vínculo de quatro anos. No entanto, nos últimos dois meses, Cifuentes perdeu espaço com a chegada do técnico belga Philippe Clément.
Na temporada 2023/2024, Cifuentes já realizou 20 jogos e deu duas assistências. A equipe escocesa disputou 38 partidas até o momento.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.