A temporada 2023 do Cruzeiro ficou marcada pela falta de pontaria dos atacantes. A equipe celeste foi o time que menos balançou as redes no Campeonato Brasileiro. A expectativa é por reformulação no setor.
São cinco nomes que podem deixar o clube celeste nesta reta final de ano: Bruno Rodrigues, Gilberto, Nikão, Paulo Vitor, e Wesley. A Itatiaia mostra abaixo a situação de cada um.
Bruno Rodrigues
Foi o artilheiro do Cruzeiro na temporada, com 13 gols em 46 jogos, com sete a mais que o segundo colocado. O contrato de empréstimo com o clube celeste termina no fim de dezembro. A Raposa tem prioridade de compra e detém 33% dos direitos do atleta.
Gilberto
Vice-artilheiro do Cruzeiro na temporada, com seis gols marcados,
A intenção da diretoria celeste é encerrar o vínculo com o jogador, que tem contrato com o Cruzeiro até o fim do próximo ano.
Nikão
O meia-atacante Nikão foi emprestado pelo São Paulo ao Cruzeiro neste ano.
Nikão fez gol no jogo de despedida pelo Cruzeiro. Ele garantiu o empate com o Palmeiras, por 1 a 1, no Mineirão, pela última rodada do Brasileirão. Ele balançou as redes quatro vezes em 32 partidas.
Paulo Vitor
O atacante Paulo Vitor teve passagem apagada pelo Cruzeiro em 2023. Velho conhecido de Ronaldo, gestor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste, o jogador defendeu o time B do Real Valladolid, da Espanha, entre 2020 e 2022.
Paulo Vitor chegou para compor o elenco e tem contrato até junho de 2025. Neste ano, fez oito jogos e não marcou gols.
Wesley
Wesley ficou marcado por ter perdido “gols feitos” no Campeonato Brasileiro de 2023. O jogador perdeu ao menos sete chances claras e que poderiam ter mudado o resultado de jogos importantes a favor do Cruzeiro.
Wesley foi uma das contratações mais caras do Cruzeiro na temporada. O jogador custou aos cofres do clube cerca de 3 milhões de euros (R$ 16 milhões na cotação de época). O atacante pertencia ao Palmeiras, que vendeu 50% dos direitos econômicos em dezembro de 2022.
Wesley entrou em campo 41 vezes neste ano e marcou quatro gols. O contrato do atacante com o Cruzeiro é válido até dezembro de 2026.