O Cruzeiro visita o Botafogo, neste domingo (3), às 18h30 (de Brasília), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Em relação ao time que empatou com o Athletico-PR no Mineirão, em Belo Horizonte, o Cruzeiro terá mudanças. O técnico Paulo Autuori revelou a possibilidade de “oxigenar” a equipe titular por causa da sequência de partidas.
“Se nós não refrescarmos, seguramente poderemos ter algum tipo de problema, disse em entrevista coletiva, após o empate com o Furacão.
Uma mudança é certa, já que o lateral-direito William levou o terceiro cartão amarelo. Com isso, Helibelton Palacios deverá assumir a posição.
No meio-campo, Lucas Silva deve retomar a condição de titular. Filipe Machado saiu de campo antes do apito final contra o Athletico-PR, foi diagnosticado com lesão muscular na coxa esquerda e desfalcará o time de Paulo Autuori.
Quem também ficou fora dos convocados, esse por opção técnica, foi o atacante Rafael Elias, o Papagaio.
No primeiro turno, deu empate
Em confronto pela 18ª rodada do Brasileirão, Cruzeiro e Botafogo ficaram no 0 a 0, no Mineirão. O jogo ficou marcado pela lesão do meia-atacante cruzeirense Matheus Pereira. O camisa 96, naquela ocasião, machucou os ligamentos cruzado posterior e colateral medial do joelho esquerdo. Ele ficou fora por mais de dois meses.
Cruzeiro aumentou chances de ‘Sula’
O empate do Cruzeiro com o Athletico-PR por 1 a 1, no Mineirão, na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, fez a chance de classificação do time celeste à Copa Sul-Americana aumentar mais uma vez.
Se antes do confronto entre mineiros e paranaenses o índice apontava 62,1%, agora a probabilidade de vaga no torneio internacional é de 65,4%. Os números são do site “Probabilidades no Futebol”, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Vale ressaltar que, na configuração do Brasileirão este ano, os classificados para a Copa Sul-Americana serão os times que ficarem entre oitavo e 14º lugares.
Chances de rebaixamento
Conforme a UFMG, o risco de rebaixamento do Cruzeiro diminuiu. Antes do empate com o Athletico-PR, o índice estava em 6,9%. Agora é de 1,1%.
Três clubes já estão matematicamente rebaixados: América, Coritiba e Goiás.
Quatro clubes lutam para se salvar do rebaixamento: Cruzeiro (45 pontos), Santos (43 pontos), Vasco (42 pontos) e Bahia (41 pontos).
Boa campanha fora de casa
O Cruzeiro tem uma das melhores campanhas como visitante no Campeonato Brasileiro. O time celeste é o quinto colocado nesse recorte, com 26 pontos em 18 jogos.
O time celeste está atrás apenas de Flamengo (31 pontos em 18 jogos), Atlético (30 pontos em 18 jogos), Cuiabá (27 pontos em 18 jogos) e Botafogo (27 pontos em 18 jogos).
Mudanças no Botafogo
Com Eduardo suspenso, o Botafogo terá mudanças no meio de campo para enfrentar o Cruzeiro. Se optar pela manutenção dos três zagueiros, como nos dois últimos jogos, a tendência é que Danilo Barbosa, que retorna de suspensão, entre no lugar de Bastos, ao lado de Adryelson e Cuesta.
Desta forma, Eduardo deve ser substituído por Hugo, aberto como ala esquerdo. Como não há alternativas com características similares ao do camisa 33, Gabriel Pires deve ser adiantado.
Botafogo tem chance de título Brasileiro?
Sem vencer há nove rodadas, o Botafogo ainda é o vice-líder da tabela, superando Alético e Flamengo, com os mesmos 63 pontos, nos critérios de desempate. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, as chances do Glorioso conquistar o Brasileiro são de 3,6% antes da 37ª rodada.
Assim, o Botafogo precisa que o Palmeiras, ao menos, não vença o Fluminense no domingo (3) para chegar à última rodada com chances de título, desde que o time faça sua parte e vença o Cruzeiro.
Botafogo x Cruzeiro
Provável Botafogo
Lucas Perri; Adryelson, Danilo Barbosa e Cuesta; Tchê Tchê, Marlon Freitas, Gabriel Pires e Hugo; Victor Sá, Júnior Santos e Tiquinho Soares.
Provável Cruzeiro
Rafael Cabral; Palacios, Neris, Castán e Marlon; Ian Luccas, Lucas Silva e Japa (Vital); Matheus Pereira, Arthur Gomes e Bruno Rodrigues.