Inúmeros detalhes farão o dia 22 de outubro de 2023 jamais ser esquecido por Japa, meia de 19 anos do Cruzeiro. Seis anos após ter chegado à Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, o jovem estreou no time principal justamente na
Com
Aos 15 minutos do segundo tempo, quando nem sonhava em ser utilizado pelo técnico Zé Ricardo, Japa precisou entrar em uma famosa “fogueira”. Titular na partida e com grande atuação até o momento,
Após o jogo, Japa descreveu a emoção de estrear com vitória pelo Cruzeiro, contra o Atlético, fora de casa.
“Não sei nem explicar, estou desde os 13 anos no clube. Conseguir estrear com uma vitória no clássico, só tenho que agradecer a Deus”, afirmou.
Elogios de Zé Ricardo
Apesar da responsabilidade de marcar o atacante Pavón, Japa correspondeu às expectativas da comissão técnica e foi elogiado por Zé Ricardo após o jogo.
"É muito importante ter uma categoria de alicerce como o sub-20, o trabalho é muito bem feito por todos. Como estou morando na Toca da Raposa II, tenho a convicção que o trabalho é do maior nível possível e essa integração é importante. O Japa entrou e nem no aquecimento ele estava. Eu pedi: ‘Entra no jogo e ganha moral em quatro, cinco minutos para depois você jogar’. Na primeira bola, ele já foi na linha de fundo. Teve muita personalidade para jogar, eu não tinha dúvida que ele tem”, disse o treinador.
Japa foi bicampeão na semana passada
Na semana passada, Japa foi campeão do Campeonato Mineiro Sub-20, diante do Coimbra, e também ergueu o troféu da Copa do Brasil Sub-20, contra o Grêmio.
O meio-campista foi titular com Fernando Seabra durante a temporada e, agora, está à disposição do elenco principal ao menos até o fim do Brasileirão.
Na temporada, Japa fez 41 partidas, incluindo todas as competições, e marcou oito gols.