Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Ataque letal e defesa forte: como Cruzeiro chegou à final do Mineiro Sub-20

Com transmissão da Itatiaia, time celeste enfrentará o Coimbra nesta quarta-feira (4), às 15h, em Contagem

Cruzeiro visita o Coimbra nesta quarta (4), às 15h

Em busca do título do Campeonato Mineiro Sub-20, o Cruzeiro visita o Coimbra nesta quarta-feira (4), às 15h (de Brasília), no Estádio Flávio Guimarães, em Contagem. O primeiro jogo da final terá transmissão da Itatiaia no YouTube, com imagens.

O Cruzeiro chegou à final após eliminar o Atlético. No jogo de ida, o time celeste perdeu por 3 a 1, na Cidade do Galo.

Na volta, na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, a equipe venceu pelo mesmo placar e levou a decisão da vaga para os pênaltis. Nas penalidades, o Cruzeiro fez 4 a 1, e garantiu vaga na decisão estadual.

Já o Coimbra eliminou o América. O time de Contagem venceu a primeira partida por 1 a 0, depois empatou por 0 a 0, garantindo seu lugar na final.

Cruzeiro tem ataque letal e defesa sólida

Na primeira fase do Campeonato Mineiro Sub-20, o Cruzeiro foi o líder isolado, com 34 pontos em 14 jogos. No período, os comandados de Fernando Seabra conquistaram 11 vitórias, um empate e apenas duas derrotas.

Para ilustrar a campanha expressiva, com aproveitamento de 80,95%, o Cruzeiro chegou à final com um ataque letal e com uma defesa sólida. Isso porque, só na primeira fase, a equipe marcou 51 gols (média de 3,64 gols por jogo) e sofreu 12 (0,86 gol por jogo).

Cruzeiro tem retorno e desfalques importantes

Entregues ao Departamento Médico (DM), Angel, Xavier, Dorival e Pablo serão desfalques no Cruzeiro, assim como Jhosefer, que faz trabalhos de transição e preparação física. Quem também fica de fora é Ruan Santos, expulso no clássico com o Atlético, após marcar o gol decisivo e imitar uma galinha.

Cruzeiro teve pouco tempo de preparação

Em vantagem na semifinal da Copa do Brasil Sub-20, o Cruzeiro venceu o Fluminense no último domingo (1º), no Rio de Janeiro, e, com isso, teve período curto para pensar no Coimbra. De acordo com Seabra, o time celeste só treinou nesta terça-feira (3).

“Nossa prioridade para a primeira partida foi recuperar os jogadores. Jogamos no domingo à noite no Rio de Janeiro, viajamos durante a madrugada e chegamos aqui [em Belo Horizonte] ontem [segunda-feira, 2] de manhã. Hoje foi a única sessão que tivemos para fazer. Temos investido muito em descanso, suplementação, recuperação”, afirmou Fernando.

Segundo o comandante do sub-20 do Cruzeiro, a equipe estudará o Coimbra com maior riqueza de detalhes horas antes da partida.

“Alguns aspectos pontuais que pretendemos ser mais incisivos no jogo, colocamos no treino de campo, mas a preparação mais estratégica terá que ser feita na sala de vídeo, na prancheta. Não houve tempo hábil para fazer uma preparação estratégica específica que fosse operacionalizada no campo de treino”, complementou Seabra.

Repertório do Cruzeiro pode pesar?

Na opinião de Seabra, o entrosamento do time e o fato de a equipe estar acostumada a disputar momentos decisivos pode pesar a favor do Cruzeiro.

“Estamos no final da temporada e contamos com o lastro adquirido ao longo dos meses, em especial nas últimas semanas. A gente vem fazendo esse tipo de confronto de forma mais corriqueira, jogando o mata-mata do Mineiro e da Copa do Brasil simultaneamente”, encerrou.

Final terá transmissão da Itatiaia

Os dois canais da Itatiaia no YouTube, @itatiaiaesporte e @itatiaiaoficial, vão contar com a transmissão.

A transmissão do jogo de ida da final começará às 14h30, com abertura do narrador Osvaldo Reis, o Pequetito. João Vitor Cirilo vai ancorar o plantão.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.