O Cruzeiro anunciou, nesta terça-feira (29), a demissão do técnico Pepa. Assim, o clube terá o terceiro comandante em 2023, já que o português já havia substituído o uruguaio Paulo Pezzolano em março.
Sob gestão da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) desde janeiro de 2023, o Cruzeiro repetirá, portanto, um modelo de antigas administrações, que trocaram treinadores em excesso ao longo das últimas temporadas.
Em 2019, ano que marcou o rebaixamento do Cruzeiro à Série B do Brasileiro, Adilson Batista, Abel Braga, Rogério Ceni e Mano Menezes comandaram o time ao longo da temporada. O clube celeste era presidido por Wagner Pires de Sá e tinha Itair Machado como homem forte do futebol.
No ano seguinte, quando o Cruzeiro foi administrado inicialmente por um comitê de conselheiros e depois por Sérgio Santos Rodrigues, a equipe celeste foi comandada por Adilson Batista, Enderson Moreira, Ney Franco e Luiz Felipe Scolari.
Em 2021, um ano antes de Ronaldo comprar 90% das ações da SAF, o Cruzeiro também teve três treinadores. Felipe Conceição, Mozart e Vanderlei Luxemburgo comandaram o clube, ainda gerido por Sérgio Rodrigues.
Pepa
Pepa substituiu Pezzolano em março deste ano. O português caiu nas oitavas de final da Copa do Brasil e deixou o Cruzeiro na 12ª posição do Campeonato Brasileiro, com 25 pontos. Pepa comandou o time em 25 jogos, com sete vitórias, oito empates e dez derrotas. O aproveitamento foi de 38,66%.
O Cruzeiro também vive jejum de vitórias. A última foi em 8 de julho. Na ocasião, pela 14ª rodada do Brasileirão, a Raposa bateu o Vasco por 1 a 0, em São Januário, no Rio de Janeiro. Desde então, foram sete jogos, todos pela Série A, com quatro empates e três derrotas.
Pezzolano
Primeiro técnico da ‘era Ronaldo’,
Foram 70 jogos (38 vitórias, 21 empates e 17 derrotas) com a equipe celeste, com um título: a Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado, que deu o acesso à Primeira Divisão de 2023. O aproveitamento do uruguaio foi de 64,28%.
Busca por um novo técnico
Até encontrar um novo treinador, o comandante do time sub-20, Fernando Seabra, ficará à frente da equipe técnica celeste. O Cruzeiro volta a campo no domingo (3), às 18h30, quando recebe o RB Bragantino no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 22ª rodada do Brasileiro.