Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

SAF repete gestões anteriores do Cruzeiro e terá 3º técnico em 2023

Pepa, que substituiu Paulo Pezzolano em março, foi demitido nesta terça-feira (29)

Futebol do Cruzeiro é comandado por Pedro Martins

O Cruzeiro anunciou, nesta terça-feira (29), a demissão do técnico Pepa. Assim, o clube terá o terceiro comandante em 2023, já que o português já havia substituído o uruguaio Paulo Pezzolano em março.

Sob gestão da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) desde janeiro de 2023, o Cruzeiro repetirá, portanto, um modelo de antigas administrações, que trocaram treinadores em excesso ao longo das últimas temporadas.

Em 2019, ano que marcou o rebaixamento do Cruzeiro à Série B do Brasileiro, Adilson Batista, Abel Braga, Rogério Ceni e Mano Menezes comandaram o time ao longo da temporada. O clube celeste era presidido por Wagner Pires de Sá e tinha Itair Machado como homem forte do futebol.

No ano seguinte, quando o Cruzeiro foi administrado inicialmente por um comitê de conselheiros e depois por Sérgio Santos Rodrigues, a equipe celeste foi comandada por Adilson Batista, Enderson Moreira, Ney Franco e Luiz Felipe Scolari.

Em 2021, um ano antes de Ronaldo comprar 90% das ações da SAF, o Cruzeiro também teve três treinadores. Felipe Conceição, Mozart e Vanderlei Luxemburgo comandaram o clube, ainda gerido por Sérgio Rodrigues.

Pepa

Pepa substituiu Pezzolano em março deste ano. O português caiu nas oitavas de final da Copa do Brasil e deixou o Cruzeiro na 12ª posição do Campeonato Brasileiro, com 25 pontos. Pepa comandou o time em 25 jogos, com sete vitórias, oito empates e dez derrotas. O aproveitamento foi de 38,66%.

O Cruzeiro também vive jejum de vitórias. A última foi em 8 de julho. Na ocasião, pela 14ª rodada do Brasileirão, a Raposa bateu o Vasco por 1 a 0, em São Januário, no Rio de Janeiro. Desde então, foram sete jogos, todos pela Série A, com quatro empates e três derrotas.

Pezzolano

Primeiro técnico da ‘era Ronaldo’, Pezzolano chegou ao Cruzeiro em janeiro de 2022, após passagem pelo Pachuca, do México. Ele permaneceu no clube até março de 2023, após eliminação na semifinal do Campeonato Mineiro para o América.

Foram 70 jogos (38 vitórias, 21 empates e 17 derrotas) com a equipe celeste, com um título: a Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado, que deu o acesso à Primeira Divisão de 2023. O aproveitamento do uruguaio foi de 64,28%.

Busca por um novo técnico

Até encontrar um novo treinador, o comandante do time sub-20, Fernando Seabra, ficará à frente da equipe técnica celeste. O Cruzeiro volta a campo no domingo (3), às 18h30, quando recebe o RB Bragantino no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 22ª rodada do Brasileiro.

Coordenador do esporte digital da Itatiaia. Construiu sua carreira no jornalismo esportivo digital. Grande experiência como repórter e editor-chefe. Passou por Superesportes, Estado de Minas, TV Alterosa, Veja BH, Canal 23 e colaborou com O Jogo (POR), Mundo Deportivo (ESP) e Levante EMV (ESP).
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.
Chefe de reportagem do esporte digital da Itatiaia desde março de 2023. Jornalista multimídia, com especialização em jornalismo digital, foi repórter do jornal Estado de Minas e do Superesportes por 10 anos.