Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro ‘aposta’ na ‘lei do ex’ contra o São Paulo para voltar a vencer em 2023

Equipes vão se enfrentar neste sábado (24), às 21h, no Independência, em BH, pelo Campeonato Brasileiro

Principal jogador do Cruzeiro, Bruno Rodrigues atuou pelo São Paulo há dois anos

Para voltar a vencer na Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro “aposta” na ‘Lei do Ex’ no duelo contra o São Paulo. As equipes vão se enfrentar neste sábado (24), às 21h (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte.

Sem vencer há sete jogos - cinco pelo Brasileirão, o Cruzeiro terá duas peças titulares que conhecem bastante o adversário. Os atacantes Bruno Rodrigues e Gilberto, em épocas diferentes, defenderam o São Paulo na carreira e, neste sábado (24), tentarão surpreender o ex-clube.

Gilberto e Bruno Rodrigues no Cruzeiro e no São Paulo

Anunciado em julho de 2016, Gilberto teve boa passagem pelo Tricolor Paulista. Ao longo de uma temporada e meia, fez 15 gols e quatro assistências em 43 partidas.

No Cruzeiro, depois de ter sido oficializado como um dos principais reforços para 2023, o centroavante ainda busca “emplacar”. No geral, foram seis gols e uma assistência em 23 jogos.

Por outro lado, Bruno Rodrigues foi preterido por Hernán Crespo no São Paulo e não recebeu muitas oportunidades. Em 2021, depois de ter se destacado pela Ponte Preta no ano anterior, fez apenas sete jogos e não balançou as redes.

Já no Cruzeiro, desde julho de 2022, assumiu o protagonismo da equipe e, mesmo com a troca no comando técnico, o alto rendimento se manteve. Em 43 partidas, anotou 12 gols e oito assistências.

Lei do Ex também pode favorecer São Paulo

Provável titular do São Paulo neste sábado (24), o atacante Alisson foi revelado pelo Cruzeiro e conquistou troféus em Belo Horizonte. Bicampeão brasileiro (2013 e 2014), campeão mineiro (2014) e da Copa do Brasil (2017) pelo clube, fez 22 gols e 10 assistências em 160 jogos.

Na capital paulista desde 2022, ainda sem consolidar o seu espaço, Alisson já realizou 70 jogos, com quatro gols e seis assistências.

Jogador do Cruzeiro em 2018 e 2019, David - opção no banco de reservas - voltou a ter espaço no São Paulo com a chegada de Dorival Júnior e é outro que pode aplicar a Lei do Ex no Independência. Pelo Tricolor, tem três gols e uma assistências em 16 confrontos.

Quando defendeu o time celeste, o atacante participou de 70 jogos, com quatro gols e cinco assistências.

Ex-Cruzeiro virou ‘solução’ para o São Paulo

Além de Alisson e David, o São Paulo também tem outro atleta com passagem relevante pelo Cruzeiro. Formado na Toca da Raposa I, o goleiro Rafael foi contratado pelo Tricolor neste ano e se firmou como titular absoluto em 33 jogos. Desde então, tem sido tratado como ‘solução’ em uma posição que teve Rogério Ceni como destaque.

Pelo Cruzeiro, Rafael participou de 96 jogos e conquistou 10 títulos. Em BH, faturou seis vezes o Campeonato Mineiro (2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019), duas vezes a Copa do Brasil (2017 e 2018) e duas vezes o Campeonato Brasileiro (2013 e 2014).

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.