Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Destaques do Cruzeiro atraem olhares do exterior e preocupam torcida

Após boas atuações com a camisa celeste, Bruno Rodrigues e Marlon despertaram interesse de clubes do exterior

Marlon, lateral-esquerdo do Cruzeiro, e Bruno Rodrigues, atacante

Jogadores de destaque do Cruzeiro na temporada 2023, o atacante Bruno Rodrigues e o lateral-esquerdo Marlon despertam interesse do mercado estrangeiro, situação que deixa o torcedor preocupado com possíveis baixas importantes para o restante do ano.

Principal jogador do Cruzeiro em 2023, o atacante Bruno Rodrigues interessa ao futebol japonês e também a clubes da Europa. O jogador de 26 anos está no clube desde julho de 2022 e tem contrato com o clube até o fim do ano - ele pertence ao Tombense e está emprestado à Raposa.

Bruno Rodrigues diz que deseja permanecer no Cruzeiro, que tenta comprar o atleta em definitivo do Tombense. O clube celeste conseguiu valorizar o jogador no âmbito salarial, mas “BR9” deixou o futuro “com os empresários”.

“Deixar com os empresários e o Cruzeiro, para eles decidirem a minha vida. Não posso falar nada, tudo é com o Cruzeiro e meus empresários”, afirmou em 10 de junho, após empate por 2 a 2 com o Bahia, na Fonte Nova, em Salvador, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.

Existem duas sondagens a Bruno Rodrigues. Uma delas de um clube japonês, que realizou um jantar com o atacante e seu estafe. A intenção foi conhecer mais o atleta e as condições de uma transferência. Esse interessado prometeu realizar uma proposta entre 4 e 5 milhões de euros (cerca de R$ 25 milhões) pelo atacante.

A outra sondagem é de um clube russo, que estaria disposto a investir no mesmo patamar dos japoneses. Caso surja uma proposta por Bruno Rodrigues, o Cruzeiro não tem, em contrato, a prioridade de igualar a oferta para ficar com o atleta. O Tombense estaria disposto a dar essa opção ao clube para manter uma boa relação.

À Itatiaia, o técnico português Pepa, do Cruzeiro, falou sobre como seria trabalhar sem o destaque da equipe em 2023. “Seria normal, o Cruzeiro é o Cruzeiro. O Cruzeiro não é o Bruno, não é o Marlon, não é o Richard e nem o Ramiro, com todo respeito”, iniciou.

“Quando falo do Richard, do Ramiro ou do (Rafael) Bilu, não é esconder os problemas pela falta desses jogadores. É um fato, é uma realidade. ‘Ah, mas não temos mais o Bruno ou o Marlon’. Temos o Kaiki, temos o Stênio, o Nikão… o Robert. Reconheço a importância do individual e do coletivo, mas nunca vou colocar o individual à frente do coletivo. Nunca, nunca, nunca”, completou, em entrevista na última sexta-feira (16).

Em 2023, Bruno Rodrigues disputou 24 jogos. Ele lidera as estatísticas de gols marcados, com oito; assistências, com cinco; e participações totais em gols, com 13. No ano passado, ele conquistou a Série B do Brasileiro com a Raposa.

Marlon

Marlon despertou interesse do futebol russo. O Krasnodar, da Rússia, sondou a situação do jogador de 25 anos, titular na lateral esquerda celeste.

O lateral recebeu sondagens da Rússia há alguns dias, mas ainda não há propostas pelo camisa 3 celeste. Marlon chegou ao clube em março deste ano e tem contrato até o fim de 2025.

Uma fonte disse à reportagem que o jogador está feliz e “bem” no Cruzeiro e que o interesse, pelo momento de Marlon, é comum. Foram 15 jogos como cruzeirense, com dois gols e duas assistências.

Marlon chegou ao Cruzeiro depois de passagem pelo Ankaragücü, da Turquia, entre 2022 e 2023. O Krasnodar também observava o jogador nessa época. Na mesma entrevista à Itatiaia, Pepa disse que, no momento, “não há informação” de saídas.

“Não tenho informação nenhuma de saída. Neste momento, não há informação de nada para sair. O que tiver que acontecer de ajuste no mercado, vamos imaginar um ou dois jogadores em determinada posição. Se essa posição ficar com mais do que dois, precisaremos fazer ajustes para que ninguém fique sem jogar. Diretamente, não quero perder nenhum daqueles que têm jogado mais”, disse.

Próximo jogo

Marlon e Bruno Rodrigues voltam a campo com o Cruzeiro na quarta-feira (21), às 19h, em duelo com o Fortaleza no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Os dois times têm 14 pontos. O Cruzeiro é o nono do Brasileirão, enquanto o Leão do Pici é o 11º.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016 e acumula coberturas especiais, como os Jogos Olímpicos de Paris. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa do Mundo no Brasil).
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.

Ouvindo...