Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Além dos três pontos: as motivações do Cruzeiro para último jogo em casa no Brasileiro

Equipe celeste recebe o Botafogo nesta quinta-feira (4), às 19h30 (de Brasília), no Mineirão, em jogo da 37ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Keny Arroyo e Matheus Pereira durante jogo do Cruzeiro

Sem chances de título e já garantido na fase de grupos da Copa Libertadores, o Cruzeiro enfrentará o Botafogo nesta quinta-feira (4), às 19h30 (de Brasília), na última partida no Mineirão pela Série A do Campeonato Brasileiro de 2025. Engana-se, porém, quem pensa que a equipe celeste não tem motivações para a partida da 37ª rodada.

De marcas expressivas ao objetivo do goleador, a Raposa entrará em campo a fim de deixar uma boa impressão para a torcida já pensando nas semifinais da Copa do Brasil.

Em busca do vice e da terceira melhor campanha no Brasileirão de 20 clubes

O Cruzeiro ainda mira o vice-campeonato do Brasileirão, que seria o sexto do clube em toda história na competição. Para assumir a posição na penúltima rodada, a equipe precisa vencer e torcer por um tropeço do Atlético contra o Palmeiras nesta quarta-feira (3), às 21h30 (de Brasília), na Arena MRV.

Outra marca está no radar: a terceira melhor campanha do clube no Brasileirão de 20 clubes, formato ativo desde 2006. Para isso, o time precisa de apenas um ponto diante do Glorioso.

O time de Leonardo Jardim está, neste momento, empatado em pontos com a equipe vice-campeã de 2010, com 69 pontos. Os elencos campeões de 2013 (76 pontos) e 2014 (80 pontos) despontam como melhores campanhas.

Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro

Pela terceira melhor campanha como mandante

Se vencer, o Cruzeiro alcançará sua terceira melhor campanha como mandante no Brasileirão de 20 clubes. O time pode chegar a 45 pontos com 14 vitórias.

Esse desempenho igualaria ao de 2013, ano do tricampeonato. Em 2008 e 2014, a Raposa fez 47 pontos em casa e garantiu suas melhores temporadas dentro de seu território no torneio.

Força defensiva

Outro objetivo está relacionado à retaguarda. Com 26 gols sofridos, o time de Jardim tenta manter a segurança nas duas últimas rodadas para se consolidar como a defesa menos vazada do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro de pontos corridos. O posto atualmente é ocupado pelo time de 2023, que levou 32 gols.

Cássio, goleiro do Cruzeiro

Artilharia de Kaio Jorge

Há também a meta de Kaio Jorge, deixa de ser individual e passa a importar para o clube. Isso porque o atacante busca confirmar a artilharia do Campeonato Brasileiro, algo que só aconteceu com um jogador do Cruzeiro uma vez: Tostão, em 1970.

O camisa 19 lidera a lista de goleadores com 21 tentos, três a mais que Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, vice-líder.

Kaio Jorge, atacante do Cruzeiro

Mais de 800 mil torcedores no Mineirão pelo Brasileirão

Além dos resultados esportivos, o clube celeste quer completar marcas importantes relacionadas à torcida. Com 20 mil ingressos já vendidos, a equipe superará o número de 800 mil torcedores no Mineirão em jogos do Brasileirão de 2025.

Torcida do Cruzeiro no Mineirão

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.

Ouvindo...