No seu jogo de retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro não foi feliz e saiu derrotado para o Corinthians, na tarde deste domingo (16), na Neo Química Arena, em São Paulo. Na primeira rodada do Nacional edição 2023, a Raposa perdeu por 2 a 1. Matheus Araújo e Róger Guedes marcaram para o Timão e Lucas Oliveira descontou para a Raposa.
O Cruzeiro fazia um bom jogo, principalmente na defesa, mas uma falha na “cabeça de área” quebrou a barreira defensiva celeste e Matheus Araújo abriu o placar. No fim do jogo, em jogada da bola parada, o Corinthians ampliou a liderança com Róger Guedes.
Foi a segunda derrota do técnico Pepa em jogos oficiais. No meio da semana, a Raposa havia perdido para o Náutico, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, por 1 a 0, no Recife.
Jogo pegado
A partida aconteceu sob tensão, com muito boa participação defensiva de ambos os clubes. Tanto o Cruzeiro quanto o Corinthians mostraram boa performance na defesa. Tirando o erro no gol corintiano, a equipe estrelada estava quase perfeita defensivamente.
No quesito ataque, o Corinthians teve boa chance com Gil no primeiro tempo, após cabeçada perigosa que saiu à esquerda de Rafael Cabral. Enquanto o time celeste tentou principalmente com Bruno Rodrigues, jogador que teve mais lucidez na equipe azul.
Jogo vitaminado
O duelo entre Corinthians e Cruzeiro colocou frente a frente também dois laboratórios farmacêuticos. Enquanto o Timão é patrocinado pela Neo Química, a marca da Cimed estampa parte do uniforme da Raposa.
Braçadeira homenageia Rei Pelé
O goleiro Rafael Cabral, capitão do Cruzeiro contra o Corinthians, usou uma braçadeira especial. O objeto preso no braço esquerdo do goleiro homenageava o Rei Pelé, um dos maiores ícones da história do futebol mundial, que faleceu em dezembro de 2022, com 82 anos.
Excelente presença de cruzeirenses
O torcedor do Cruzeiro mostrou ânimo pela volta da Raposa à Série A do Brasileirão. Prova disso foi a presença dos cruzeirenses no setor de visitantes na Neo Química Arena. Quase 2 mil cruzeirenses estiveram na casa corintiana, pintando de azul e branco um pedaço do estádio.
Ronaldo marca presença em SP
A presença mais do que ilustre no estádio do Corinthians ficou por conta de Ronaldo. O Fenômeno ficou em um dos camarotes da Neo Química Arena ao lado de sua esposa, a modelo Celina Locks, do filho mais velho, Ronald, de Elias, ex-jogador do Corinthians, e um dos integrantes da holding esportiva do ex-camisa. Além desses, o diretor de comunicação cruzeirense, Victor Rios.
Cronologia do jogo
Aos 22 minutos do segundo tempo, o Corinthians abriu o marcador com Matheus Araújo, após tabela com Fausto Vera. O jovem corintiano driblou a defesa e bateu alto, sem chances para Rafael Cabral.
O meia faz tabela com Fausto Vera, fica cara a cara com Rafael Cabral e finaliza no alto, cruzado, sem chances para o goleiro. Ele chora na comemoração de seu primeiro gol com a camisa do Corinthians.
Aos 45 minutos, o Corinthians ampliou. Em cobrança de escanteio, Gil desviou de cabeça e Rafael Cabral fez excelente defesa. No rebote, Róger Guedes só encostou para o fundo do gol. O lance foi anulado em campo por falta do zagueiro corinthiano, mas o VAR revisou e confirmou o tento.
O Cruzeiro diminuiu aos 48 minutos da segunda etapa. Após cruzamento na área, Lucas Oliveira desviou de cabeça para descontar no placar.
Corinthians 2 X 1 Cruzeiro
Corinthians
Cássio; Fágner, Gil, Bruno Méndez, Matheus Bidu (Fábio Santos, 48min 2ºT); Roni (Cantillo no intervalo), Fausto Vera (Du Queiroz, 48min 2ºT), Giuliano (Matheus Araújo, 39min 1ºT) Chrystian Barletta; Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Fernando Lázaro.
Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán, Marlon; Richard, Ramiro (Machado, 26min 2ºT) Matheus Vital; Wesley (Nikão, 15min 2ºT), Bruno Rodrigues, Gilberto. Técnico: Pepa.
Gols:
Corinthians: Matheus Araújo (22min 2ºT), Róguer Guedes (45min 2ºT);
Cruzeiro: Lucas Oliveira (48min 2ºT);
Cartões amarelos:
Corinthians: Fausto Vera (45min 1ºT), Roni (46min 1ºT), Fagner (29min 2ºT), Róger Guedes (44min 2ºT);
Cruzeiro: Nikão (21min 2ºT); Lucas Oliveira (39min 2ºT);
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Neoquímica Arena, em São Paulo
Público presente: 41.716 pessoas
Renda: R$ 2.681.550,00
Data e horário: 16 de abril de 2023, às 16h
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)
Árbitro de vídeo: Wagner Reway (PB)