Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Corinthians no WhatsApp

Augusto Melo, presidente do Corinthians, fala sobre chance de renunciar: ‘Não devo nada’

Presidente corintiano concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (23), na Neo Química Arena, ao lado de seu advogado

Augusto Melo (à direita) e Dr. Ricardo Cury (à esquerda), seu advogado

O presidente Augusto Melo, do Corinthians, negou qualquer chance de renunciar do cargo após o indiciamento feito pela Polícia Civil, na última quinta-feira (22), referente ao caso VaideBet. O dirigente, que foi indiciado pelos pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro, concedeu entrevista coletiva nesta sexta (23), na Neo Química Arena, no período da tarde, ao lado de seu advogado Dr. Ricardo Cury.

Augusto reforçou que vai provar sua inocência na Justiça e aproveitou para destacar pontos que considera positivos na sua gestão. O presidente corintiano enfrentará uma votação de impeachment na próxima segunda-feira (26), no Conselho Deliberativo, também referente ao caso VaideBet.

“Não passa pela minha cabeça renunciar. Não devo nada. Esse foi um grande contrato. Se tiver algum problema, a Justiça vai deixar claro mais para frente. Não tenho envolvimento nenhum nisso. Eu, mais do que ninguém, quero essa investigação. Estou muito tranquilo, mesmo porque minha vida é transparente, honesta. Tenho uma vida familiar maravilhosa, não tenho vícios. Venho trabalhando incansavelmente pelo Corinthians. Não há ninguém mais corintiano ali do que eu”, disse Augusto Melo.

Em determinado momento, o presidente corintiano se irritou ao ser questionado sobre a credibilidade de sua gestão e as promessas de campanha que não teriam sido cumpridas.

“Por que você não me dá os parabéns pelo contrato que fiz com a TV? Do dinheiro que vamos receber a mais? Por que não me dá os parabéns pelo aumento de patrocínios? A gente teve coragem de fazer isso com o Corinthians. O presidente da Live Mode me parabenizou, disse que nunca tinha negociado com alguém tão sério”, completou.

Entenda o caso

Na noite da última quinta-feira (22), a Polícia Civil de São Paulo indiciou o presidente Augusto Melo, do Corinthians, pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro.

Marcelo Mariano, ex-diretor administrativo, Sérgio Moura, ex-superintendente de marketing, e Alex Fernando André, apontado como intermediário, foram indiciados pelos mesmos crimes. Já a situação de Yun Ki Lee, ex-diretor jurídico, ainda será avaliada. O advogado pediu habilitação nos autos, e o pedido ainda está sendo apreciado pela Polícia.

Um relatório da Polícia Civil de São Paulo, produzido pela 3ª Delegacia do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), revelou detalhes de uma investigação complexa sobre o contrato milionário de patrocínio entre o Corinthians e a empresa de apostas VaideBet. A apuração expõe uma teia de contradições, suspeitas de fraude, falsificação de documentos, transferências milionárias suspeitas e tentativas de ocultação de responsabilidades.

Votação do impeachment de Augusto

Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, definiu que a nova reunião para votar o afastamento de Augusto Melo por conta do caso VaideBet será no dia 26 de maio (segunda-feira), a partir das 18 horas (de Brasília), no salão nobre do Parque São Jorge.

Leia também

A primeira votação ocorreu no dia 20 de janeiro, mas foi suspensa por Romeu por questões de segurança e horário. O encontro se estendeu após Augusto e seus pares questionarem a condução do presidente do Conselho. De qualquer forma, nessa reunião, o processo de admissibilidade, que garante a continuidade do rito, foi aprovado por 126 a 114.

Apesar da decisão, cabe lembrar que o processo de impeachment não tem relação com o desenrolar dos trabalhos da polícia. Os conselheiros só podem avaliar infrações estatutárias, e não criminais.

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.