Hoje destaque no Fortaleza, o volante Caio Alexandre ficou a poucos passos de construir sua carreira de forma diferente no final da última década. Em 2018, quando ainda estava no Sub-20 do Botafogo, o meio-campista esteve muito próximo de acertar em definitivo com o Corinthians.
À época, o clube carioca tinha interesse em manter definitivamente o volante Jean e o lateral-esquerdo Moisés, que haviam sido emprestados pelo Corinthians. Caio Alexandre surgiu como uma moeda de troca, com aval de Eduardo Barroca, então técnico da equipe Sub-20 do Timão, que já conhecia o garoto.
A negociação chegou a ficar encaminhada. O Corinthians ficaria com 60% a 70% dos direitos de Caio Alexandre, e o Botafogo teria uma porcentagem equiparada da dupla do Timão. Na ocasião, a diretoria carioca também solicitou na negociação o abatimento de uma dívida de aproximadamente R$ 1 milhão com os paulistas.
No final das contas, a negociação acabou concretizada de uma maneira diferente. Jean seguiu no Botafogo emprestado por mais uma temporada, enquanto Moisés retornou ao Timão e logo foi emprestado ao Bahia. Caio, dois anos depois, foi promovido ao time profissional do Botafogo e se destacou, sendo vendido ao futebol norte-americano, onde atuou pelo Vancouver Whitecaps.
Corinthians e Fortaleza empataram em 1 a 1 nessa terça-feira (26) no jogo de ida das semifinais da Copa Sul-Americana. As equipes se reencontram no dia 3 de outubro para o duelo decisivo no Castelão, na capital cearense.