O Cruzeiro está garantido na final da Copa Sul-Americana 2024 após eliminar Lanús-ARG na noite desta quarta-feira (30). A vaga na final dá chance para Fernando Diniz alcançar um feito conquistado por outros dois grandes nomes do futebol sul-americano: Marcelo Gallardo e Tite.
Atualmente técnico do River Plate-ARG, ‘Muñeco’ Gallardo conquistou a Copa Sul-Americana (2014) e a Libertadores (2015 e 2018) pelo time argentino.
Tite, atualmente sem clube, também conquistou os dois títulos na carreira. Tite foi campeão da Copa Sul-Americana pelo Internacional (2009), enquanto levantou o troféu da Libertadores (2012) pelo Corinthians.
Diniz foi campeão da Copa Libertadores pelo Fluminense em 2023. Em 2024, tem a chance de conquistar a Copa Sul-Americana. A final do torneio será no dia 23 de novembro, sábado, ainda sem horário definido. A decisão do título será no Estadio General Pablo Rojas, em Assunção, no Paraguai.
A equipe celeste espera pela definição do adversário que sairá do duelo entre Corinthians e Racing, nesta quinta-feira (31), no estádio El Cilindro, em Avellaneda, na Grande Buenos Aires, na Argentina.
Caminho até a final
O Cruzeiro foi líder do Grupo B da Copa Sul-Americana com 12 pontos em seis jogos. A equipe teve Universidad Católica-EQU, Alianza-COL e Unión La Calera-CHI como adversários na fase de grupos.
A equipe celeste superou Boca Juniors-ARG nas oitavas de final e o Libertad-PAR na semifinal. O time passou pelo Lanús-ARG na semifinal.