Acionados no segundo tempo da partida contra o Independiente del Valle, os atacantes Hulk e Dudu evitaram a derrota do Atlético aos 45 minutos do segundo tempo. O camisa 7 deu assistência para o “baixinho” deixar tudo igual. O jogo, que terminou empatado por 1 a 1, foi disputado nesta terça-feira (21), no estádio Banco Guayaquil, em Sangolquí, no Equador, no primeiro jogo da semifinal da Copa Sul-Americana.
Os times voltam a se enfrentar na próxima terça-feira (28), às 21h30 (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte. Com o resultado fora de casa, o Galo precisa de vitória por qualquer placar para avançar à decisão. Novo empate leva a partida para os pênaltis.
Antes, o Alvinegro volta a campo pelo Campeonato Brasileiro. Em jogo da 30ª rodada, encara o Ceará, também em casa. A partida está marcada para 16h do próximo sábado (25). O Del Valle não terá partidas até enfrentar o Galo na semana que vem.
Mudou o time
Para o confronto, o técnico Jorge Sampaoli voltou com o atacante Hulk para o banco de reservas e terá Rony como único atacante de ofício, acompanhado de Bernard, como segundo jogador mais avançado. O treinador fez mudanças em todos os setores.
Primeiro tempo
O Atlético, apático e desorganizado, repetiu a tônica das últimas partidas e teve muita dificuldade no "último terço” (na hora do último passe e/ou nas conclusões). Bernard e Rony, os homens mais avançados, desperdiçaram as poucas oportunidades que tiveram. Scarpa, em dois chutes de fora da área, foi quem mais levou perigo à meta de Guido Villa.
O Del Valle, por sua vez, foi o dono das ações e deu trabalho ao goleiro Everson, que precisou fazer boas defesas para evitar o pior. Porém, não o suficiente para conseguir evitar que o adversário balançasse a rede.
Lance polêmico e gol do Del Valle
Aos 6 minutos, o zagueiro Ruan Tressoldi dividiu com Patrick Mercado. O jogador do Del Valle caiu na área e o árbitro assinalou o pênalti. Chamado pelo VAR, manteve a decisão e deu cartão amarelo para o defensor atleticano. O lance repercutiu bastante, principalmente nas redes sociais. Alguns comentaristas de arbitragem, inclusive, discordaram da decisão do “dono do apito” no Estádio Banco Guyaquil.
Aos 10 minutos, Sornoza foi para cobrança. Ele bateu no canto superior direito, sem dar chances a Everson.
Desfalque para a segunda partida
Aos 10 minutos do segundo tempo, o meia Gustavo Scarpa recebeu o cartão amarelo. Como estava pendurado,
Sampaoli aciona Hulk e mais dois
Na volta do intervalo, Natanael foi acionado por Sampaoli na vaga de Gabriel Menino. Porém, foi a partir dos 20 minutos que o treinador começou a mudar a estrutura ofensiva. Dudu, Hulk e Biel entraram; Bernard, Scarpa e Rony foram sacados.
Hulk pede pênalti
Aos 39 minutos, Hulk foi derrubado na área e ficou na bronca com o árbitro que não assinalou a penalidade.
Gol do Galo!!
Aos 45 minutos do segundo tempo, Hulk deu passe “açucarado” para Dudu. Sem goleiro, o camisa 92 deixou tudo igual.
Independiente del Valle 1 x 1 Atlético
Del Valle
Guido Villa; Matias Fernández, Velasco (Zárate), Richard Shunke, Gustado Cortez, Jordy Alcivar, Patrick Mercado, Darwin Guagua (Lerma), Junior Sornoza (Méndez), Michael Hoyos (Vázquez) e Claudio Spinelli. Técnico: Javier Rabanal.
Atlético
Everson; Ruan Tressoldi, Junior Alonso, Victor Hugo; Alan Franco, Igor Gomes, Gabriel Menino (Natanel), Bernard (Dudu); Guilherme Arana; Gustavo Scarpa (Biel); Rony (Hulk). Técnico: Jorge Sampaoli
Gols: Sornoza, aos 10 minutos do primeiro tempo, para o Del Valle; Dudu, aos 45 minutos do segundo tempo, para o Atlético/
Cartões amarelos: Gustavo Cortez, Sornoza (DVL); Ruan Tressoldi, Scarpa, Natanael (CAM)
Motivo: Jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana
Data: 21 de outubro de 2025 (terça-feira)
Local: Estádio Banco Guayaquil (Complexo do Independiente del Valle), em Sangolquí, no Equador
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Betancur (COL), auxiliado por Richard Ortiz (COL) e Miguel Roldan (COL)
VAR: Heider Castro (COL)