Mesmo fora de casa, o Cruzeiro dominou, foi soberano e venceu o Libertad-PAR por 2 a 0, nesta quinta-feira (19), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, na partida de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. A equipe azul voltou a jogar bem, convenceu no torneio continental e ficou muito perto de avançar à semifinal.
Os gols da vitória cruzeirense foram marcados por Kaio Jorge e Lautaro Díaz. O resultado dá ao Cruzeiro uma boa vantagem na disputa de vaga às semifinais. O time celeste poderá perder por um gol de diferença na partida de volta, que ainda assim avançará na ‘Sula’.
O jogo de volta entre mineiros e paraguaios está marcado para a próxima quinta-feira (26), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte.
Antes do novo duelo com o Libertad, o Cruzeiro enfrentará o Cuiabá, na Arena Pantanal, em Cuiabá-MT, neste domingo (22), às 18h30 (de Brasília), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogo
O primeiro tempo foi todo do Cruzeiro. O time do técnico Fernando Seabra foi melhor, envolveu o adversário com trocas de passes e controlou o rival.
Mais intensa, a equipe celeste não demorou a fazer o primeiro gol, com Kaio Jorge. O lance precisou de revisão do VAR, devido a uma dúvida sobre impedimento. Depois da confirmação, o time fez a festa no Paraguai e seguiu mais confiante para dominar o duelo: 1 a 0.
O Libertad mostrava muita dificuldade em segurar a bola. Nas poucas vezes em que chegou ao ataque, o Guma parou na defesa de Cássio ou em sua própria limitação.
Sem tanta força ofensiva do Libertad, o Cruzeiro aproveitou o seu domínio para ampliar em sua característica preponderante na primeira metade do jogo: intensidade.
Lautaro disparou em direção à área após rápida saída na defesa. Cara a cara com Martín Silva, ele encobriu o goleiro do clube do Paraguai e ampliou para 2 a 0.
No segundo tempo, o Libertad voltou com mudanças. O veterano Roque Santa Cruz, de tantas passagens no futebol europeu e Seleção do Paraguai, entrou em campo. O técnico Daniel Garnero apostava na altura do seu centroavante, de 1,92m, para as bolas na área.
E foi assim que o time paraguaio tentou jogar nos 45 minutos finais, mas não conseguiu ser efetivo.
A etapa complementar foi mais pegada, mais nervosa. Jogadores de ambas as equipes pressionaram o árbitro em lances de disputa de bola. Houve até discussões no gramado, mas nada que gerasse um trabalho mais ríspido por parte do árbitro.
Apesar de o volume do Libertad aumentar no segundo tempo, o Cruzeiro seguiu soberano, soube controlar a partida e na reta final di duelo perdeu um gol feito, com Kaiki.
Depois, aos 48 do segundo tempo, o Cruzeiro teve nova chance clara. Barreal recebeu sozinho contra o goleiro, mas finalizou para fora.
Mais uma vitória no Defensores del Chaco
O Cruzeiro chegou à sua 12ª partida na história no Defensores del Chaco. Agora, o retrospecto celeste no estádio paraguaio é de cinco vitórias, três empates e três derrotas.
Libertad-PAR 0 X 2 Cruzeiro
Libertad-PAR
Martín Sílva; Iván Ramírez (Luis Cardozo), Diego Viera, Néstor Giménez e Matías Espínoza; Hernesto Caballero, Alejandro Sila, Rubén Lezcano (Hector Villalba); Hugo Martínez (Campuzano), Gustavo Aguilar e Marcelo Fernández (Roque Santa Cruz). Técnico: Daniel Garnero.
Cruzeiro
Cássio; William, Zé Ivaldo, Lucas Villaba (Kaiki) e Marlon; Lucas Romero (Peralta), Matheus Henrique e Matheus Pereira (Mateus Vital); Lautaro Díaz (Barreal), Gabriel Veron (João Marcelo) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Seabra
Gols: Kaio Jorge (20' 1ºT) e Lautaro Díaz (47' 1ºT)
Cartão amarelo: Gabriel Veron e João Marcelo (CRU); Ramirez e Gimenez (LIB)
Cartão vermelho: Não houve
Árbitro: Gustavo Tejera (URU)
Assistentes: Martin Soppi (URU) e Pablo Llarena (URU)
VAR: Andrés Cunha (URU)
Motivo: Jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana
Data e horário: 19 de setembro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção-par