Ouvindo...

Cavani decide, Cruzeiro perde para o Boca e sai em desvantagem na Sul-Americana

Astro uruguaio marca o único gol do Boca Juniors e coloca argentinos em vantagem nas oitavas de final da competição

Cavani celebra gol marcado pelo Boca contra o Cruzeiro na Bombonera

O Cruzeiro não mostrou força ofensiva e perdeu para o Boca Juniors por 1 a 0, na ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, na Bombonera, em Buenos Aires, na noite desta quinta-feira (15). O gol da equipe argentina foi marcado pelo experiente atacante uruguaio Edinson Cavani, no segundo tempo.

O Boca Juniors aproveitou uma das duas chances mais claras que teve para garantir a vitória. Com isso, a equipe xeneize tem a vantagem de jogar pelo empate no jogo da volta, na próxima quinta-feira (22), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão.

Se faltaram chances de gol para o Cruzeiro, sobraram fortes disputas de bola e cartões amarelos.

Para avançar à próxima fase, o time celeste precisa vencer por dois gols de diferença. Vitória por um gol de diferença levará a disputa da vaga às quartas de final para os pênaltis.

Virada de chave

Antes de entrar em campo para disputar classificação com o Boca, o Cruzeiro enfrentará o Vitória, no Barradão, em Salvador, na próxima segunda-feira (26), às 20h (de Brasília), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo

Boca Juniors e Cruzeiro fizeram um primeiro tempo de poucas oportunidades. Os 45 minutos iniciais foram de muita disputa, árbitro parando o jogo de forma intensa por lances ríspidos e faltas de ambos os lados. Os jogadores celestes receberam mais advertências. Foram quatro na primeira metade de jogo, para Walace, Lucas Romero, Matheus Pereira e Lautaro Díaz.

Do lado do Boca, o volante Pol Fernández foi o único advertido com o cartão amarelo.

Tapa na cara e confusão no gramado

Aos 19 minutos do primeiro tempo, Fernandez, camisa 8 do Boca Juniors, deu tapas na cara do meia-atacante cruzeirense Matheus Pereira. O camisa 10 celeste caiu no gramado e uma confusão foi iniciada. Depois de muito empurra-empurra, o árbitro Jesús Valenzuela amarelou tanto o jogador do Boca quanto o destaque cruzeirense.

Jogo truncado

O Cruzeiro conseguiu segurar o ímpeto ofensivo do Boca Juniors, mais presente no ataque, mas sem aquela grande chance criada. A equipe celeste tentava responder com jogadas rápidas pelas pontas, mas os mandantes tinham forte marcação.

Gol da vitória

O segundo tempo teve um Boca Juniors melhor, mais atento e ligado do que o Cruzeiro. O time da casa segurava mais a bola e empurrava a equipe celeste para o campo defensivo.

Sem força para responder às investidas do Boca, o Cruzeiro sofreu uma enorme pressão e por pouco não levou o segundo gol.

Vale lembrar que Cavani teve febre dois dias antes do jogo, foi poupado de treino, mas se recuperou e conseguiu entrar em campo. Grande reforço para o Boca Juniors, que venceu com gol do seu astro.

Cássio salva o Cruzeiro

Aos 29 minutos do segundo tempo, O Boca Juniors atacou com velocidade. Em cruzamento pela direita, Cavani, de primeira, acertou a trave. No rebote, Cássio fez um milagre e evitou o que seria o segundo gol dos argentinos.

Setor visitante lotado

A torcida do Cruzeiro compareceu em bom número ao estádio do Boca Juniors. O setor de visitantes na Bombonera ficou lotado. Cerca de 2 mil cruzeirenses compraram ingressos para a partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Festa na cidade antes da derrota

Antes mesmo do jogo, os cruzeirenses já haviam invadido às ruas de Buenos Aires. Desde a última terça-feira (13), os torcedores começavam a chegar à capital argentina. Ao longo dos dias, a torcida fez muita festa em bairros como Puerto Madero e Palermo. Além, claro, do agito no próprio estádio.

Apesar disso, a vitória não veio durante os primeiros 90 minutos.

Cronologia do jogo

Aos 19 minutos do segundo tempo, Cavani recebeu passe de Zenon. Dentro da área, o camisa 10 do Boca deu um tapa na bola na saída do goleiro Cássio: 1 a 0.

Boca Juniors-ARG 1 X 0 Cruzeiro

Boca Juniors

Sergio Romero; Luis Advíncula, Gary Medel, Cristian Lema, Lautaro Blanco; Saralegui (Martegani), Cristian Medina, Pol Fernández (Belmonte), Kevin Zerón; Miguel Merentiel (Zeballos) e Edinson Cavani (Milton Giménez). Técnico: Diego Martínez.

Cruzeiro

Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero (Matheus Henrique), Walace, Barreal (Lucas Silva) e Matheus Pereira; Lautaro Díaz (Kaiki) e Arthur Gomes (Kaio Jorge). Técnico: Fernando Seabra.

Motivo: jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana
Data e horário: 15 de agosto de 2024 (quinta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Bombonera, em Buenos Aires (ARG)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Árbitro de vídeo (VAR): Juan Ernesto Soto (VEN)
Gols: Cavani (Cavani, 19' 2ºT)
Cartão amarelo: Fernandez (BOC), Zeballos; Matheus Pereira. Walace. Lucas Romero, Lautaro Díaz, Arthur Gomes (CRU)
Cartão vermelho:

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.