Empurrado pela torcida, o Cruzeiro fez o dever de casa e derrotou o Unión La Calera na noite desta quinta-feira (16), por 1 a 0, no Independência, em Belo Horizonte, pela Copa Sul-Americana. O gol foi anotado pelo meia Matheus Pereira, aos 6 minutos do primeiro tempo.
Com o resultado, o Cruzeiro é o vice-líder da chave, com 9 pontos, e já se garantiu ao menos nos playoffs da competição internacional. Já o Unión La Calera é o terceiro do grupo, com 4 pontos, e está matematicamente eliminado. A Universidad Católica lidera a chave com 11 pontos após empatar em 0 a 0 com o Alianza-COL.
Com o tropeço dos equatorianos, o time celeste precisa apenas de uma vitória na última rodada para avançar diretamente às oitavas de final. A partida decisiva entre Cruzeiro e Católica será no dia 30 de maio, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Próximo jogo do Cruzeiro
Com o adiamento das duas próximas rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro só voltará a campo no dia 30 deste mês. Na ocasião, o time celeste receberá a Universidad Católica, do Equador, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 6ª e última rodada da fase de grupos da Sul-Americana.
Com golaço, Cruzeiro abre o placar no Independência
Aos 6 minutos do primeiro tempo, William e Matheus Pereira trocaram passes, o lateral deu uma linda caneta no adversário e cruzou para o meio da área. Por lá, o meia estava livre para, de carrinho, abrir o placar no Independência.
Cruzeiro chega com perigo
Aos 16 minutos, Matheus Pereira lançou Arthur Gomes pelo lado direito. Com habilidade, o atacante do Cruzeiro deu um “drible da vaca” no defensor, arrancou em direção à área e bateu forte, mas a bola foi para fora.
Cruzeiro faz o segundo, mas gol é anulado
Em busca do segundo gol, o Cruzeiro cobrou escanteio pela esquerda aos 21 minutos do primeiro tempo. Depois de um bate-rebate na área, a bola sobrou para João Marcelo, que deslocou o goleiro e balançou as redes, mas o gol foi anulado por impedimento do zagueiro.
La Calera assusta pela primeira vez
Depois de uma bobeada da defesa do Cruzeiro, o Unión La Calera roubou a bola na entrada da área e César Pérez chutou com perigo, por cima do gol. Lance aconteceu aos 29 minutos do primeiro tempo.
De cabeça, Cruzeiro acerta o travessão
Aos 39 minutos do primeiro tempo, Arthur Gomes recebeu passe de Matheus Pereira na direita e cruzou para o meio da área. Como elemento-surpresa, Marlon subiu mais que todo mundo e acertou o travessão.
Rafa Silva obriga Ibáñez a trabalhar
Na etapa final, aos 13’, Rafa Silva ganhou na velocidade de um dos zagueiros e chutou com força, obrigando o goleiro Ibáñez a trabalhar no Independência.
Lucas Silva arrisca de fora da área
Pressionando o adversário, o Cruzeiro quase chegou ao segundo gol com Lucas Silva. O capitão do time arriscou de fora da área, mas parou no goleiro do La Calera, aos 16’ do segundo tempo.
Anderson faz defesaça em chute do La Calera
Aos 18’ do segundo tempo, Cavalleri teve espaço para bater com perigo no canto esquerdo de Anderson, mas o goleiro do Cruzeiro evitou o gol de empate.
Veron perde chance claríssima
Em sua primeira participação no jogo, aos 28’ do segundo tempo, Gabriel Veron recebeu lindo passe de Matheus Pereira e, cara a cara com o goleiro, desperdiçou a chance ao chutar para fora do gol.
La Calera vem para cima
Depois dos 35 minutos do segundo tempo, pressionado pelo resultado ruim, o La Calera se jogou e tentou o empate. Apesar de ter mais atacantes em campo, o Cruzeiro conseguiu concretizar a vitória por 1 a 0.
Cruzeiro 1 x 0 Unión La Calera
Cruzeiro
Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero (Ramiro), Lucas Silva (João Pedro), Arthur Gomes (Gabriel Veron), Matheus Pereira e Álvaro Barreal (Vitinho); Rafa Silva (Rafael Elias). Técnico: Fernando Seabra
Banco de reservas: Léo Aragão, Helibelton Palacios, Neris, Lucas Villalba, Kaiki Bruno, Jhosefer e Robert
Unión La Calera
Matías Ibáñez; Enzo Ferrario, Ezequiel Parnisari e Diego Ulloa; Raimundo Rebolledo (Emanuel Gigliotti), César Pérez, Luciano Aued e Esteban Matus; Matías Cavalleri, Franco Soldano e Axel Encinas (Renato Huerta). Técnico: Manuel Fernández
Banco de reservas: Jorge Peña, Matías Muñoz, Esteban Valencia, Walter Ponce, Benjamín Astudillo, Nicolás Ferreyra, Darko Fiamengo, Luciano Arnijas, Bruno Romo e Mauricio Morales
Gols: Matheus Pereira, aos 6 min do 1ºT (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Matheus Pereira (Cruzeiro); Luciano Aued (Unión La Calera)
Motivo: 5ª rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana
Data e horário: 16 de maio de 2024 (quinta-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Independência, em Belo Horizonte-MG
Público: 17.712 presentes
Renda: R$ 721.682,50
Árbitro: Ivo Méndez (BOL)
Árbitro de vídeo (VAR): Jorge Baliño (ARG)
Transmissão: Itatiaia 95,7 FM e no YouTube e Paramount+