A missão foi cumprida. O
Com isso, o Bahia assume o direito de decidir todos os confrontos de mata-mata como mandante, caso avance até a final da competição. A equipe tricolor chegou aos 18 pontos, está na liderança do grupo B e não pode ser mais ultrapassada pelo Sport. O rival rubro-negro está no topo do grupo A, com 14 pontos. Resta apenas uma rodada para finalizar a primeira fase.
A vantagem do Bahia foi assegurada após muita pressão da equipe de Rogério Ceni, que se salvou com um gol contra de Pedro Gustavo, aos 15 minutos do segundo tempo, em uma tarde de destaque de Moisés, goleiro do Maranhão.
A equipe visitante, aliás, teve uma sequência de três vitórias seguidas quebradas e, no pior cenário, ainda saiu da zona de classificação do grupo A, caindo para a sexta posição, com 11 pontos.
Próximos jogos
O Bahia volta a campo na próxima quarta-feira (27), às 21h30 (de Brasília), quando enfrenta o Botafogo-PB, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste.
O Maranhão também tem mais uma partida pelo torneio regional. Dessa vez, recebe o Fortaleza, no estádio Castelão, em São Luís, também às 21h30 da próxima quarta-feira. A equipe já não depende das próprias pernas para avançar na competição regional, precisando vencer e torcer contra rivais para seguir viva.
Primeiro tempo
A etapa inicial foi toda do Bahia, apesar de o time apresentar dificuldade em criar jogadas pelo meio por causa da defesa fechada do Maranhão.
A solução do técnico Rogério Ceni, com esse cenário, foi apostar nos chutes de longa distância e cruzamentos, além de trocar bastante passes. O time terminou o primeiro tempo com 76% de posse de bola.
Logo aos 16 minutos, o Tricolor de Aço chegou muito perto de abrir o placar. Após cobrança de escanteio fechada, Kanu cabeceou, com muito perigo, para fora.
Dois minutos depois, Biel e Jean Lucas ficaram muito perto de balançar as redes, mas o goleiro Moisés apareceu bem nas defesas e iniciou a atuação que o transformaria no principal jogador do primeiro tempo.
Aos 38, Biel voltou a ter uma grande chance na primeira entrada na área após um passe mais vertical. O atacante ficou cara a cara com o arqueiro, mas chutou fraco e facilitou a defesa do rival.
A melhor chance, no entanto, veio aos 47 com uma cabeçada à queima-roupa de Thaciano. No entanto, Moisés apareceu, novamente, muito bem e impediu a abertura do placar na etapa inicial.
Segundo tempo
A volta do intervalo se mostrou como uma sequência do primeiro tempo. O Bahia continuou em cima, e o goleiro Moisés fazendo milagres.
Logo aos nove minutos, o arqueiro do Maranhão voltou a fazer grande defesa em uma cabeçada de Estupiñán.
Com o time todo lançado ao ataque, Rogério Ceni abriu mão do lateral-direito Gilberto e colocou o atacante Ademir em campo para seguir pressionando em busca do primeiro gol.
Rapidamente, a escolha do técnico surtiu efeito Aos 15 minutos, Jean Lucas fez boa jogada e passou para Ademir cruzar rasteiro. Pedro Gustavo tentou cortar, mas fez gol contra.
Depois de ficar na frente do marcador, o Bahia tentou controlar o jogo e viu o Maranhão abrir mão da retranca. Nesse cenário, a equipe visitante apareceu no ataque duas vezes com certo perigo, mas não conseguiu alcançar o empate.
Pelo contrário. Aos 43, foi o Bahia quem esteve perto de ampliar o marcar o segundo com uma finalização de Ademir. Moisés, no entanto, defendeu a finalização.
Botafogo-PB vence Itabaiana
Com um gol de Pedro Ivo, aos sete minutos do segundo tempo, o Botafogo-PB venceu Itabaiana, neste domingo, e está em vantagem na disputa por uma vaga às quartas de final da Copa do Nordeste.
O Belo subiu para a terceira posição do grupo A, com 12 pontos, e torce para não ser ultrapassado pelo CRB, quatro colocado com 11 pontos, que enfrenta o Náutico, neste domingo, a partir das 19h (de Brasília).
Na próxima quarta-feira, no estádio Almeidão, em João Pessoa, a equipe paraibana decide o futuro na competição com o próprio Bahia, que já está garantido na primeira posição geral.
O Itabaiana, por sua vez, ficou estacionado na lanterna da competição, com três pontos, e não tem mais chances de avançar.
Bahia 1 x 0 Maranhão
Bahia
Marcos Felipe; Gilberto (Ademir), Kanu, Victor Cuesta e Luciano Juba; Jean Lucas (Caio Roque), Caio Alexandre (Yago Felipe), Biel, Everton Ribeiro e Thaciano (Rafael Ratão); Estupiñán (Marcos Victor). Técnico: Rogério Ceni
Maranhão
Moisés; Franklin, Pedro Gustavo, Maicon e André Radija (Hugo Leonardo); Cavi (Denílson), Pedro Guilherme (Felipe Cruz), Ronald Camarão (Kessinho), Vinícius Barata e Adeílson Maranhão; Rafael Teixeira (Alisson Araçoiaba). Técnico: Zé Augusto
Gols
Pedro Gustavo (contra, 15min do 2ºT); do Bahia
Cartões amarelos
Biel, Yago Felipe (Bahia);
Moisés (Maranhão);
Motivo: 7ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste
Data e horário: 24 de março de 2023 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: José Magno Teixeira do Nascimento (RN)
Auxiliares: João Henrique Queiroz da Silva e Francisco de Assis da Hora (ambos do RN)