Ouvindo...

Presidente da Alepe pede suspensão de Santa Cruz x Sport após briga entre torcidas

Deputado entende que esse tipo de ocorrência é frequente e algo precisa ser feito

Cenas de guerra na capital pernambucana neste sábado, às vésperas do clássico entre Santa Cruz e Sport.

Após a confusão entre torcidas organizadas nas ruas do Recife, o deputado estadual Álvaro Porto (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Pernambuco (Alepe), pediu a suspensão do jogo entre Santa Cruz e Sport, marcado para este sábado (01), às 16h30, pela 6ª rodada do Campeonato Pernambucano.

O político publicou uma nota oficial em seu Instagram, mostrando consternação diante das cenas de violência, que começaram a circular na tarde deste sábado (01), horas antes do duelo em campo. No texto, ele pede ao Governo do Estado e à Federação Pernambucana de Futebol que seja cancelada a partida. Porto afirmou que já entrou em contato com as autoridades responsáveis pela segurança do estado, em busca de apresentar o pedido de adiamento.

Segundo ele, “as agressões e o clima de terror instalado no Recife podem gerar tragédias ainda maiores das que já foram registradas, inclusive com mortes”.

O texto ainda aponta que esse tipo de episódio tem se repetido na capital pernambucana. Álvaro ainda pediu intensa repressão policial, com o uso da inteligência dos responsáveis pela segurança pública do estado.

Veja a nota completa:

"Álvaro Porto pede a suspensão do jogo entre Santa Cruz e Sport

Diante das cenas de violência e selvageria protagonizadas, neste sábado (01.02), por integrantes de torcidas organizadas do Santa Cruz e Sport nas ruas do Recife, principalmente nas proximidades do estádio do Arruda, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, pede ao Governo do Estado e à Federação Pernambucana de Futebol que seja cancelada a partida marcada para às 16h30 de hoje entre os dois clubes.

Porto já entrou tem contato com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, e com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, solicitando a suspensão do jogo.

De acordo com o presidente da Alepe, as agressões e o clima de terror instalado no Recife podem gerar tragédias ainda maiores das que já foram registradas, inclusive com mortes, além de evidentes riscos para torcedores e para a população em geral.

O deputado diz que esses episódios que têm se repetido no Recife e em toda a Região Metropolitana, são lamentáveis e inadmissíveis e precisam ser combatidos com veemência.

Na avaliação de Porto, que já recebeu, no seu gabinete. os presidentes dos principais clubes pernambucanos para tratar da violência produzida pelas organizadas, a repressão com o uso contínuo da inteligência policial é o caminho para se enfrentar os criminosos que se infiltram nas torcidas e promovem confrontos como os observados neste sábado”, publicou o deputado estadual em seu Instagram.

A confusão entre as torcidas

As ruas do Recife, em Pernambuco, foram tomadas pelo terror causado pelo confronto entre as torcidas organizadas de Santa Cruz e Sport. As cenas lamentáveis ocorreram antes do clássico entre as duas equipes, marcado para este sábado (01), no Arruda, às 16h30 (de Brasília), pelo Campeonato Pernambucano.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram pessoas com pedaços de madeira nas mãos, correndo e se agredindo. Além disso, foram registrados disparos de fogos de artifício.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência na cobertura esportiva, como repórter de cidades e rádio. Antes da Itatiaia, colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real.