O
Em nota oficial, o clube destacou que Ximenes é reconhecido nacionalmente como um líder estratégico em gestão esportiva, com passagens por alguns dos principais clubes do país e atuação relevante nas áreas de gestão, governança e transformação estrutural no esporte.
O Sport também ressaltou a experiência do dirigente na construção de processos e planejamentos estratégicos, área na qual é considerado especialista. Via assessoria do clube, Felipe Ximenes ressaltou o peso histórico do Leão da Ilha e a postura que pretende adotar.
“O mais importante na chegada em um clube é ter a humildade de compreender o pequeno tamanho que você tem diante da grandeza de uma instituição com mais de 120 anos de história”, afirmou.
“Ter também a consciência do momento histórico atual, de desafios, de retomada de caminhos, e, principalmente a confiança, de que eu tenho condições de, juntamente com toda a nossa equipe de gestão, poder gerenciar a operação diária do clube”, completou.
Segundo Ximenes, o foco do trabalho será a profissionalização das estruturas internas, com atuação integrada entre os diferentes setores do clube para que o Sport consiga, em campo, o retorno à elite nacional.
“Um trabalho sério e profissional dentro das pastas do clube [...] de uma forma muito integrada, visando dar um rumo para que possamos recolocar o Sport em lugar de destaque no Brasil, de modo consistente e duradouro”, disse.
Felipe Ximenes também possui papel ativo na formação de profissionais do futebol brasileiro. Desde 2009, ele é instrutor da CBF Academy, onde atua como referência em temas ligados à gestão esportiva.
O último trabalho foi no Joinville e, além de Atlético e Cruzeiro, acumulou passagens por grandes clubes ao longo da carreira: Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Santos, Coritiba e Avaí.