Ouvindo...

Sport leva susto, mas supera Retrô nos pênaltis e é tricampeão pernambucano

Segundo jogo da final do estadual foi repleto de emoção, nesta terça-feira (2), na Ilha do Retiro, em Recife-PE

Sport superou o Retrô nos pênaltis e venceu o Campeonato Pernambucano

O Sport é o grande campeão pernambucano de 2025! Depois de perder para o Retrô-PE por 2 a 1 no tempo normal, nesta quarta-feira (2), na Ilha do Retiro, em Recife, o Leão levou a melhor nas penalidades máximas e ficou com a taça pela terceira vez consecutiva.

Como o time de Pepa havia vencido por 3 a 2 no jogo de ida, o placar agregado terminou em 4 a 4, o que levou a decisão para a marca da cal.

Essa é a 45ª conquista do Sport no Pernambucano. O Rubro-Negro ampliou sua vantagem como maior vencedor do estadual. Santa Cruz, com 29, e Náutico, com 24, aparecem logo atrás.

Próximos jogos

O Leão recebe o Palmeiras no domingo (6), pela segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A Fênix, por sua vez, voltará a campo no dia 12 de abril, contra o Tombense, na estreia da Série C.

O jogo

O Sport deu indícios de que resolveria a parada cedo. A equipe de Pepa, além de ter a vantagem conquistada no primeiro jogo, abriu o placar na etapa inicial e criou boas oportunidades.

O Retrô, porém, foi valente e se recolocou na disputa. A expulsão de Sérgio Oliveira - que antes teve um gol anulado pela arbitragem - mudou o cenário do jogo completamente.

Sport abre o placar

Improvisado na lateral esquerda, o zagueiro Chico marcou o primeiro gol do jogo, aos 24 minutos do primeiro tempo, após cobrança de escanteio.

Retrô resiste com Mascote

O time visitante não desanimou e foi premiado com o empate. Fernandinho, capitão da equipe e ex-jogador do Atlético, fez bela jogada individual e serviu Mascote na área. De cabeça, o atacante mandou para as redes.

Sérgio Oliveira expulso

Aos 23 do segundo tempo, a final ganhou um novo capítulo. Sérgio Oliveira cometeu falta dura em Júnior Fialho e, após revisão no VAR, recebeu o cartão vermelho de Paulo César Zanovelli.

Fernandinho vira para o Retrô

O atacante Fernandinho mostrou porque é a referência da Fênix mesmo aos 39 anos.

Aos 27, o atacante acertou uma bela cobrança de falta e virou o jogo.

Decisão nas penalidades máximas

Com muita precisão dos batedores e brilho do goleiro Caique França, o Sport venceu nas penalidades máximas.

  • Sport: Rivera - gol; Chico - gol; João Silva - gol; Carlos Alberto - gol
  • Retrô: Fialho - gol; Grafite - errou; Radsley - gol; Diego Guerra - errou

Confusão após o título

Jogadores e membros da comissão técnica de Sport e Retrô entraram em conflito após o fim das disputas de pênaltis. Gledson, da Fênix, chegou a dar uma voadora em uma pessoa do staff do Sport.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.