Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Campeonato Pernambucano: Sport e Santa Cruz duelam para pôr fim a jejum e tabu

Rubro-negros e tricolores duelam neste sábado (20), às 16h30 (de Brasília), pela segunda rodada do Campeonato Pernambucano, na Arena Pernambuco

O primeiro clássico do futebol pernambucano na temporada 2024, coloca frente a frente Sport e Santa Cruz. Adversários históricos, maiores vencedores do Estadual, as duas equipes se enfrentam neste sábado (20), às 16h30 (de Brasília), pela segunda rodada do Campeonato Pernambucano, na Arena de Pernambuco.

Para o Sport, o encontro terá como um dos objetivos o fim de um tabu. Para o Santa Cruz, o fim de um jejum. O Leão, nunca venceu o rival no estádio em que atua como mandante (enquanto a Ilha do Retiro atravessa uma reforma). Ao todo, são três jogos na Arena, com dois empates e uma vitória tricolor. A equipe rubro-negra não marcou um gol sequer em nenhum dos jogos.

O Santa Cruz, por sua vez, amarga um jejum: desde julho de 2020 não vence o rival. Essa última vitória coral aconteceu, justamente, quando Itamar Schülle comandava o Santa Cruz. Desde então, foram cinco jogos com três empate e duas vitórias rubro-negras.

"É um momento diferente das duas equipes, os números citados fazem parte do passado, mas temos que começar tudo de novo, esquecer o que foi e pensar no momento que vivemos aqui, colhendo os frutos de trabalho. Vejo Santa Cruz buscando o cenário nacional com organização. O favorito é o Sport, a gente respeita isso, mas temos os nossos sonhos”, disse o técnico tricolor.

Histórico de campeões

O Sport, atual campeão, soma 43 títulos do Campeonato Pernambucano. O Santa Cruz, em jejum de títulos desde 2016, venceu em 29 oportunidades.

Dois aspectos do Clássico das Multidões

Sport nunca vence o Santa Cruz na Arena de Pernambuco

  • Santa Cruz 0 x 0 Sport - Copa Sul-Americana (2016);
  • Sport 0 x 1 Santa Cruz - Sul-Americana (2016);
  • Sport 0 x 0 Santa Cruz - Copa do Nordeste (2023).

Jejum do Santa Cruz contra o Sport

  • Última vitória coral: 19 de julho de 2020: 1 a 2, pelo Estadual, na Ilha do Retiro.

Sport x Santa Cruz

Sport

Thiago Couto; Alisson Cassiano, Rafael Thyere e Luciano Castán; Rosales, Felipe, Fábio Matheus e Felipinho; Arthur Caíke, Romarinho e Zé Roberto (Gustavo Coutinho). Técnico: Mariano Soso.

Santa Cruz

André Luiz; Toty, Rafael Pereira, Paulo César e Juan Tavares; Lucas Siqueira, Caio Mello, João Diogo e Matheus Melo; Pedro Bortoluzo e Thiaguinho. Técnico: Itamar Schülle.

Motivo: 3ª rodada do Campeonato Pernambucano.
Data e horário: 19 de janeiro de 2024 (sábado-feira), às 19h (de Brasília).
Local: Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
Árbitro: Rodrigo Pereira (FIFA-PE).
Auxiliares: Francisco Chaves e Karla Santana (ambos de PE).

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.
Leia mais