Comissão de arbitragem da FMF explica preparação e uso do VAR no Campeonato Mineiro 2024

Na comparação com 2023, a FMF potencializou treinamento das equipes de arbitragem e aumentou presença em jogos decisivos

A preparação para o Módulo I do Campeonato Mineiro 2024 já está a todo vapor, mas não só nos 12 clubes da elite estadual. Há cerca de seis meses, os árbitros da Federação Mineira de Futebol (FMF) também seguem ritmo de treinos, estudos e preparação para atuar ao longo da competição, que se estende até o começo de abril.

O coordenador de arbitragem da FMF, Márcio Eustáquio Santiago, explicou que os profissionais passaram por períodos de teste no SESC Venda Nova, em Belo Horizonte, e também na própria sede da Federação, onde foram instalados dois simuladores de cabines do VAR.

Durante os treinamentos, os profissionais usaram partidas nacionais e internacionais de 2023 como simulação de jogos ao vivo, com o objetivo de praticar a ação do VAR em diversas situações de campo. Na avaliação de Santiago, esse trabalho é decisivo na condução do campeonato estadual, pensando também na experiência dos árbitros que formam o atual quadro da entidade.

“É importante para o Campeonato Mineiro, para todos. É um investimento muito alto, a Federação Mineira está saindo na frente junto com a Paulista, porque é um investimento totalmente direcionado para a arbitragem. Temos árbitros com qualidade que desempenham a função durante o Campeonato Brasileiro, e árbitros que trabalham durante o Mineiro, por isso a importância desse treinamento. É para que eles busquem mais o conhecimento da ferramenta e colocar em prática no Mineiro deste ano”, destacou.

Todos os estádios que vão receber jogos do Campeonato Mineiro de 2024 vão contar com a estrutura de VAR. Ainda em 2023, a cabine foi formada pelo VAR e AVAR 1, isso foi usado em 2023. Para 2024, será incluído o AVAR 2 nos clássicos, jogos da última rodada e fase final.

Leia também

Santiago se mostrou muito satisfeito com o trabalho que vem sendo feito nos treinamentos. Ele reforçou a previsão de uma competição de sucesso do lado da arbitragem e também falou sobre a importância do bom funcionamento de todo o sistema para uma boa condução dos jogos.

“Estamos muito felizes com o desempenho, houve uma evolução muito grande. Não adianta só a ferramenta do VAR trabalhar bem, é importante que o campo trabalhe bem, esteja adequado às regras, e que esse entrosamento aconteça. Esperamos, e com certeza teremos uma grande arbitragem neste Campeonato Mineiro”, completou.

O Módulo I do Campeonato Mineiro começa na quarta-feira (24) com cinco jogos. A primeira fase se estende até os primeiros dias de março. Daí em diante, acontecem os jogos das semifinais, Troféu Inconfidência, triangular de rebaixamento e finais. A decisão do campeonato está programada para 6 de abril.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.

Ouvindo...