O Ferroviário, do Ceará, anunciou nesta quarta-feira (31) a contratação de Maurício Copertino, de 53 anos, como seu novo treinador. Nos últimos anos, o ex-zagueiro trabalhou como auxiliar de Vanderlei Luxemburgo.
Copertino chega a Fortaleza nesta quinta-feira (1). O Ferroviário enfrenta ainda nesta quarta o Caucaia, no estádio Raimundo de Oliveira, em Caucaia, pela terceira rodada do Campeonato Cearense. O time tem três pontos no Grupo B da competição. O Tubarão ainda jogará o Brasileiro da Série C nesta temporada.
O novo treinador substitui Matheus Costa, que havia assumido em setembro de 2023 após a saída de Paulinho Kobayashi, o responsável pelo acesso à Terceira Divisão nacional. Costa durou apenas dois jogos: o empate por 1 a 1 contra o ASA-AL, e eliminação nos pênaltis, pela fase preliminar da Copa do Nordeste, e a derrota de 3 a 1 para o Floresta na estreia do Cearense.
O currículo
Capitão do Santos como jogador, Copertino foi auxiliar-técnico de Vanderlei Luxemburgo no Palmeiras, Vasco, Cruzeiro e Corinthians, este último em 2023. Também teve passagem na Seleção Brasileira Olímpica e outros clubes como Internacional, Bahia e Atlético.
Na China, treinou o Zhejiang Yiteng e, em recente trabalho no futebol nordestino, foi técnico do ASA no início do Campeonato Brasileiro da Série D de 2022.
Com ele desembarca em Fortaleza o auxiliar, e seu irmão, Marcelo Copertino, que volta ao Ferroviário após trabalho realizado com o elenco no ano passado. Além da dupla, o Ferrão acertou o retorno do preparador físico Carlisson Fernandes, que estava em Portugal. Todos eles se juntam ao novo preparador de goleiros, Hanerson Souza, ex-Ceará.
O coordenador técnico Raimundo Wagner, que está trabalhando como treinador interino, fará a transição de cargo e atuará de forma integrada às categorias de base.
Emboscada
Todas essas mudanças ocorrem dias depois de a delegação sofrer uma emboscada após a derrota para o Floresta, em 20 de janeiro. Segundo o clube, seis pessoas seguiram o ônibus no trajeto do local da partida até a sede e, na chegada, saltaram dos veículos e começaram a depredar o ônibus, com paus e pedras, e soltaram rojões em direção de membros da delegação e funcionários do clube.
Um deles atingiu a esposa de um funcionário que, no momento, protegia uma criança que estava no local. A polícia foi acionada, investiga o caso, mas ninguém foi preso. A vítima atingida recebeu atendimentos e passa bem.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.