A bola vai rolar para o
Além do Leão, os outros nove clubes estarão presentes na competição: Bahia, Barcelona de Ilhéus, Colo Colo, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense e Porto-BA.
A primeira fase contará com nove rodadas, todos contra todos em turno único, e dez equipes disputam as quatro primeiras posições para chegar às semifinais. Já as duas últimas colocadas serão rebaixadas para a segunda divisão. As semifinais e as finais acontecem em dois confrontos, com ida e volta para cada jogo.
A última data prevista para a final é 26 de março. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) antecipou o início dos estaduais por causa do Super Mundial de Clubes, que será disputado entre junho e julho. O futebol brasileiro sofrerá uma pausa nesse período.
Dupla Ba-Vi com times alternativos
Em virtude do calendário recheado, tanto Bahia como Vitória iniciarão o Baianão com equipes alternativas. Os dois clubes disputarão cinco competições cada ao longo de 2025, e a ideia é preservar os principais jogadores no início do Estadual.
Já o Vitória deve descansar seus principais jogadores e fazer uma “mistura” entre reservas do ano passado e garotos do Sub-20. Nomes como Matheuzinho, Wagner Leonardo, Lucas Arcanjo e Lucas Esteves não devem estar presentes nas rodadas iniciais.
Veja tabela da 1ª rodada
- Vitória x Barcelona-BA - sábado (11) - 16h - Barradão, em Salvador
- Atlético de Alagoinhas x Colo-Colo - sábado (11) - 18h30 - Antônio Carneiro, em Alagoinhas
- Porto-BA x Jacobina - sábado (11) - 21h - Agnaldo Bento dos Santos, em Porto Seguro
- Jacuipense x Bahia - domingo (12) - 16h - Antônio Carneiro, em Alagoinhas
- Jequié x Juazeirense - domingo (12) - 18h30 - Waldomirão, em Jequié
Atlético-BA
Fundado em 1970, o Atlético-BA já conquistou dois títulos do Campeonato Baiano, em 2021 e em 2022. O clube tem o Carcará como mascote, e acumula 45 participações no Estadual. Em 2024, terminou o Baianão na sétima posição, com 10 pontos, e foi eliminado ainda na primeira fase.
Barcelona-BA
O Barcelona de Ilhéus, ou simplesmente Barcelona-BA, é um dos clubes mais recentes da Bahia. Ele foi fundado em 2019, por um grupo de empresários do Sul do estado. Sua melhor participação na história do Baianão ocorreu justamente em 2024, quando alcançou a terceira colocação.
Colo Colo
Um dos times mais tradicionais da Bahia, o Colo Colo está de volta à elite do futebol estadual. A melhor campanha do clube de Ilhéus ocorreu em 2006, quando conquistou o título inédito do Baianão. Em 2024, o troféu da Série B garantiu o acesso do Tigrão à Série A.
Jacobina
Apelidado carinhosamente de Jegue da Chapada, o Jacobina disputará o Campeonato Baiano pela 10ª vez na história. As duas melhores campanhas ocorreram em 2016 e 2024, quando o clube atingiu a sexta posição. Ou seja, a equipe do interior do estado nunca passou da primeira fase.
Jacuipense
Apesar de já ter batido na trave duas vezes, com dois vice-campeonatos (2022 e 2023), o Jacuipense nunca levantou a taça do Campeonato Baiano. O clube, fundado em 1965, atualmente é gerido por um grupo de empresários baianos. Em 2024, o Leão do Sisal terminou o Baianão na oitava posição, com 9 pontos, e escapou por pouco do rebaixamento.
Jequié
Fundado em 1969, o Jequié fará apenas sua oitava participação na Série A do Campeonato Baiano em 2025. A melhor participação do Jipão, como é conhecido o clube, ocorreu justamente em 2024, quando atingiu a semifinal e terminou na quarta posição.
Juazeirense
A Juazeirense já é um clube mais recente, de 2006. Apesar disso, acumula boas campanhas no Campeonato Baiano e terminou a competição em terceiro lugar em seis oportunidades. Em 2024, o Cancão de Fogo ficou com a quinta posição, com 14 pontos, e não avançou à semifinal.
Porto-BA
Fundado no ano passado, o Porto-BA fez história ao conseguir uma vaga logo de cara na elite do futebol estadual. O time de Porto Seguro foi vice-campeão da Série B de 2024, e fará sua estreia na Série A em 2025.