O 
As alterações atendem à determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que reduziu o número de datas dos campeonatos estaduais para 11. A competição está prevista para começar no dia 10 de janeiro e se estenderá até o dia 8 de março.
Clubes participantes
Atlético de Alagoinhas Bahia - Barcelona de Ilhéus
 Bahia de Feira - Galícia
 Jacuipense - Jequié
 Juazeirense - Porto
 Vitória 
A fórmula de disputa da primeira fase foi mantida: todos os clubes se enfrentam em turno único, totalizando nove rodadas. Os quatro melhores colocados avançam para as semifinais, enquanto os dois piores times são rebaixados para a segunda divisão estadual.
As mudanças ocorrem a partir das semifinais, que, assim como a final, passam a ser disputadas em jogo único, com mando de campo da equipe de melhor campanha geral. Em caso de empate no tempo normal, a vaga ou o título será definido nos pênaltis.
Com a adoção do novo formato, a FBF propôs a divisão das rendas das partidas decisivas entre os dois times envolvidos, após a dedução dos custos operacionais. Os clubes aprovaram por unanimidade.
Vagas em competições nacionais e regionais
O campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado do Baianão terão direito às três vagas da Bahia na 
No 
Já na 
Vale ressaltar que, conforme o regulamento da confederação, equipes que participarem da 
Comissão para avaliação de gramados
Durante o conselho técnico, foi criada uma comissão conjunta entre a FBF e cinco clubes (Bahia, Jacuipense, Juazeirense, Porto e Vitória) com o objetivo de garantir boas condições de jogo. O grupo ficará responsável por realizar vistorias, emitir pareceres e cobrar melhorias nos gramados dos estádios utilizados na competição.
Uso do VAR
A tecnologia do árbitro de vídeo (VAR) será utilizada exclusivamente nos clássicos entre Bahia e Vitória e nas partidas das semifinais e da final.