Ouvindo...

Times

Veja o que está em disputa na última rodada da 1ª fase do Campeonato Baiano

Dupla Ba-Vi está quase classificada, e briga contra o rebaixamento reserva fortes emoções

Com o encerramento da 8ª rodada neste domingo (25), o Campeonato Baiano conheceu algumas definições. A dupla Ba-Vi, por exemplo, está virtualmente classificada para a semifinal.

Os dois principais clubes do estado possuem 16 pontos, três a mais que o Jequié-BA, quinto colocado, e uma vantagem grande no saldo de gols. Vale lembrar que apenas os quatro primeiros avançam de fase.

Líder, o Bahia precisa de uma combinação muito improvável de resultados para não conquistar a vaga. Confira:

  • Bahia perde do Jacuipense-BA
  • Vitória não perde do Itabuna
  • Barcelona-BA não perde do Atlético-BA
  • Juazeirense-BA vence o Bahia de Feira
  • Jequié-BA vence o Jacobina-BA e tira uma vantagem de 13 gols de saldo do Esquadrão

Já o Vitória, vice-líder com os mesmos 16 pontos, só fica sem a classificação com a seguinte combinação:

  • Vitória perde para o Itabuna
  • Barcelona-BA não perde do Atlético-BA
  • - Juazeirense vence o Bahia de Feira
  • Jequié vence o Jacobina e tira uma diferença de 7 gols de saldo do Leão

Terceiro colocado, o Barcelona-BA também tem 16 pontos. No entanto, a diferença de saldo para o Jequié é de três gols. Sendo assim, os resultados necessários para que o time perca a vaga na semifinal são menos improváveis:

  • Barcelona-BA perde do Atlético-BA
  • Juazeirense vence o Bahia de Feira
  • Jequié vence o Jacobina e tira uma vantagem de três gols da Onça Pintada

De qualquer forma, a briga maior pelo G4 será entre Juazeirense, quarta colocada com 14 pontos, e Jequié. O Jacobina, que tem 11 pontos e ocupa a 6ª colocação, corre por fora. Porém, o Jegue da Chapada precisaria vencer o Jipão, torcer pela derrota do Cancão de Fogo e ainda tirar uma diferença de nove gols de saldo.

Briga contra o rebaixamento

Ainda lutam contra o rebaixamento: Atlético-BA (8º, com 7), Itabuna (9º, com 6) e Bahia de Feira (10º, com 5). Apenas duas equipes caem para a Série B do Baianão do ano que vem. O Jacuipense, 7º colocado com 9 pontos, só jogará para cumprir tabela.

Para ser rebaixado, o Atlético-BA precisaria perder ou empatar com o Barcelona-BA e ver o Itabuna vencer o Vitória. Neste caso, um empate do Dragão do Sul não bastaria porque o clube tem uma vitória a menos que o Carcará - primeiro critério de desempate. Sendo assim, caso não vença o Vitória, o Itabuna está rebaixado.

Já o Bahia de Feira precisa de um milagre para se salvar. Além de vencer a Juazeirense, o campeão estadual de 2011 tem que torcer para que o Itabuna não vença o Vitória e para que o Atlético-BA perca do Barcelona-BA.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Nuno Krause é correspondente da Itatiaia na região Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM. Atua no jornalismo esportivo desde 2019.
Leia mais