Ouvindo...

Santos vence o Vila Nova e coloca ‘um pé' na Série A do Brasileirão

Peixe, agora, torce por derrota do Ceará para confirmar acesso ainda nesta rodada

Santos venceu o Vila Nova pela Série B

O Santos venceu o Vila Nova por 3 a 0 neste sábado (2), pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Peixe praticamente se assegura na primeira divisão nacional na próxima temporada. O acesso pode ser confirmado ainda nesta rodada, caso o Ceará não vença o Avaí na Arena Castelão.

Apesar do caráter decisivo, o jogo não foi marcado por oportunidades claras a nenhuma das duas equipes no primeiro tempo. O Peixe foi quem mais teve a bola na maior parte do jogo, mas não conseguiu criar chances claras. O panorama se alterou na segunda etapa, quando a equipe se lançou ao ataque e conseguiu vazar o Vila Nova em três oportunidades.

O clima foi de festa na Vila Belmiro antes, durante e depois da partida. A delegação foi recebida com manifestações de apoio na entrada do estádio e um show de luzes nas arquibancadas quando confirmada a vitória.

Talvez já classificado à Série A, o Santos volta a campo na próxima segunda-feira (11), quando encara o Coritiba fora de casa. O Vila, por sua vez, recebe a Ponte Preta neste mesmo dia, às 17h30 (de Brasília).

A situação na tabela

Para o acesso do Santos se confirmar matematicamente neste fim de semana, o Peixe entrou em campo precisando vencer o Vila Nova e contar com um tropeço do Ceará, primeiro time fora do G4. O Vozão recebe o Avaí neste domingo (3), na Arena Castelão.

De acordo com o Gilcione Nonato Costa, professor da Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) a probabilidade de Santos garantir matematicamente o acesso no fim de semana é baixa. O número ficava na ordem de 24,7%, antes da rodada, muito pelo bom retrospecto do Ceará atuando como mandante.

Corredor de fogo

Embora longe de estar satisfeito com o desempenho recente da equipe, o torcedor santista compreendeu que o duelo tinha caráter decisivo ao Peixe. Até por isso, a chegada da delegação santista ao estádio foi acompanhada de uma bela festa da torcida.

O chamado “corredor de fogo” foi feito próximo à estátua do ídolo Zito, por onde o ônibus passa antes de acessar os vestiários. A festa contou com fogos de artifício, sinalizadores e bastante fumaça, na tentativa de inflamar o elenco santista.

Propostas claras

O Vila Nova foi à Baixada Santista com a missão clara que fechar espaços ao time mandante e tentar aproveitar os espaços deixados pelo Peixe. Dentro da ideia, ao menos no primeiro tempo, a missão foi bem sucedida.

Foram apenas dez finalizações ao longo do primeiro tempo, divididas igualmente entre as duas equipes. A mais clara delas veio dos pés do meia Giuliano, do Santos, que quase abriu o placar com uma bela tentativa de bicicleta.

Santos na frente!

O Santos não demorou para apagar a imagem do mau primeiro tempo que fez na Vila Viva Sorte. Afinal, com dez minutos da etapa complementar, João Basso abriu o placar para o Peixe.

No lance, Otero cobrou falta da intermediária mirando o meio da grande área. Vanderley tentou cortar de cabeça, mas não pegou bem na bola, que sobrou livre para João Basso. O zagueiro finalizou de dentro da área e estufou as redes.

Chama o VAR!

A festa da torcida santista na Vila Viva Sorte ficou ainda mais bonita nos acréscimos da partida, quando Rómulo Otero foi derrubado na grande área e sofreu pênalti. A marcação foi assinalada após revisão no monitor de vídeo.

Na cobrança, Guilherme bateu alto, sem chances para Dênis Júnior, e ampliou o placar.

Especialidade da casa!

Nos acréscimos, Willian Bigode foi derrubado por Jemmes na intermediária e levantou euforia na torcida do Santos. O motivo? Rómulo Otero estava em campo.

De longe, o venezuelano tomou longa distância da bola e bateu com força, de três dedos. O quique da bola confundiu o goleiro Dênis Júnior, que espalmou para o próprio gol.

Santos 3x0 Vila Nova

Santos

Gabriel Brazão; Hayner (JP Chermont), João Basso, Gil e Escobar; João Schmidt (Rincón), Diego Pituca, Giuliano (Willian) e Serginho (Otero); Guilherme e Wendel Silva (Furch). Técnico: Fábio Carille.

Vila Nova

Dênis Júnior; Apodi (Rian); Vanderley (Gabriel Silva), Jemmes, Dankler e Ruan; Cristiano, Arlison e Alesson; Emerson Urso (João Lucas) e Junior Todinho (Deni Junior). Técnico: Thiago Carvalho.

Motivo: 35ª rodada da Série B do Brasileirão
Data e horário: 2 de novembro de 2024 (sábado), às 16h30 (de Brasília)
Local: Vila Viva Sorte, em Santos (SP)
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Schumacher Marques Gomes
Gols:
João Basso (10 min 2ºT), Guilherme (49 min 2ºT) e Otero (53 min 2ºT), para o Santos
Cartões amarelos:
João Basso, João Schmidt e Diego Pituca, do Santos
Vanderley, do Vila Nova
Cartões vermelhos:

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Responsável por acompanhar o dia a dia de Corinthians e Santos pela Itatiaia Esporte. Passagem também como repórter do portal Meu Timão