Vivo na briga pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, o América recebe o Goiás nesta quinta-feira (17), às 20h, no Independência, em Belo Horizonte, pela 32ª rodada da Série B. O duelo em casa é encarado pelo grupo como a primeira de sete finais na competição. Uma vitória pode recolocar o Coelho no G4, e, independentemente de outros resultados, manteria o clube na briga pela volta à elite nacional em 2025.
Posições na tabela
O América terminou a rodada anterior na sétima colocação, com 48 pontos, dois a menos que o Mirassol, quarto colocado. O Coelho vem de empate por 2 a 2 com o Avaí, em Florianópolis.
O Goiás, por sua vez, é o 12º na tabela, com 41 pontos, e com chances remotíssimas de subir para a Série A e de cair para a Série C. Na 31ª rodada, o Esmeraldino perdeu para o rival Vila Nova-GO, por 1 a 0, na Serrinha, em Goiânia.
32ª rodada
No jogo de abertura da 32ª rodada, a Chapecoense, que luta contra o rebaixamento, surpreendeu o líder Santos e venceu na Arena Condá, por 3 a 2. nessa quarta-feira. Os demais adversários do América na luta pelo acesso jogarão apenas no fim de semana. Vila Nova-GO, Novorizontino-SP e Ceará entrarão em campo no sábado. Já Operário-PR e Sport têm compromissos no domingo.
No momento, a probabilidade de o América subir à Série A é de 15,4%, segundo o site Probabilidades no Futebol, do Departamento de Matemática da UFMG. O Goiás tem apenas 0,93% de chance.
América tem reforços importantes e algumas dúvidas
Para este compromisso decisivo na reta final da Segundona, o América terá o retorno do lateral-direito Mateus Henrique, livre de suspensão, e do atacante Adyson, de volta da Seleção Brasileira Sub-20. O jovem talento americano, de 19 anos, passou oito dias na Granja Comary, em Teresópolis, em treinamento para o Sul-Americano da categoria, no próximo ano, no Peru.
As dúvidas são o volante Alê, o meia Elizari e o atacante Fabinho.
Alê deixou a partida contra o Avaí ainda no primeiro tempo com um incômodo muscular na virilha. Fabinho também deixou o jogo com dores na coxa esquerda. Já o argentino Elizari sentiu muito desgaste depois do duelo em Florianópolis.
As baixas certas para o compromisso com o Goiás são o meia-atacante Rodriguinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo; o atacante Vinícius, emprestado pelo Goiás e impedido de atuar por cláusula contratual; e o atacante Felipe Azevedo, em recuperação de cirurgia no púbis.
Time do Goiás
O comandante do Goiás é um velho conhecido do América: Vagner Mancini, com passagens pelo Lanna Drumond em 2021, 2022 e 2023.
Um retorno certo no Goiás para este jogo em Belo Horizonte é o atacante Rafael Gava, livre de suspensão. O atacante Thiago Galhardo é dúvida em função de um desconforto muscular.
As baixas certas são o meia Régis, ex-Cruzeiro, e o lateral-esquerdo Douglas Teixeira, em tratamento no departamento médico.
Uma preocupação no jogo com o América é o excesso de atletas com dois cartões amarelos, que podem ser baixas nas rodadas finais: Luiz Henrique, Paulo Baya, Rildo e Thiago Rodrigues.
América x Goiás
América
Elias; Matheus Henrique (Daniel Borges), Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Alê (Wallisson), Juninho e Fernando Elizari; Adyson, Brenner e Fabinho (Vitor Jacaré). Técnico Lisca.
Goiás
Tadeu; Dieguinho, Lucas Ribeiro, Messias e Sander; Marcão, Juninho e Rafael Gava; Welliton Matheus, Edu e Rildo. Técnico: Vagner Mancini.
- Local: estádio Independência, em Belo Horizonte
- Motivo: 32ª rodada da Série B do Brasileiro
- Data e hora: Quinta-feira (17/10), às 20h
- Árbitro: Caio Max Augusto Vieira
- Auxiliares: Lorival Cândido das Flores e Schumacher Marques Gomes
- VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho