Ouvindo...

América faz ‘primeira de sete finais’ na Série B e sonha com volta ao G4

Coelho faz jogo decisivo com Esmeraldino no Independência e pode voltar ao grupo de acesso à Série A

América, de Lisca, está obrigado a vencer o Goiás para seguir vivo na briga pelo acesso

Vivo na briga pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, o América recebe o Goiás nesta quinta-feira (17), às 20h, no Independência, em Belo Horizonte, pela 32ª rodada da Série B. O duelo em casa é encarado pelo grupo como a primeira de sete finais na competição. Uma vitória pode recolocar o Coelho no G4, e, independentemente de outros resultados, manteria o clube na briga pela volta à elite nacional em 2025.

Posições na tabela

O América terminou a rodada anterior na sétima colocação, com 48 pontos, dois a menos que o Mirassol, quarto colocado. O Coelho vem de empate por 2 a 2 com o Avaí, em Florianópolis.

O Goiás, por sua vez, é o 12º na tabela, com 41 pontos, e com chances remotíssimas de subir para a Série A e de cair para a Série C. Na 31ª rodada, o Esmeraldino perdeu para o rival Vila Nova-GO, por 1 a 0, na Serrinha, em Goiânia.

32ª rodada

No jogo de abertura da 32ª rodada, a Chapecoense, que luta contra o rebaixamento, surpreendeu o líder Santos e venceu na Arena Condá, por 3 a 2. nessa quarta-feira. Os demais adversários do América na luta pelo acesso jogarão apenas no fim de semana. Vila Nova-GO, Novorizontino-SP e Ceará entrarão em campo no sábado. Já Operário-PR e Sport têm compromissos no domingo.

No momento, a probabilidade de o América subir à Série A é de 15,4%, segundo o site Probabilidades no Futebol, do Departamento de Matemática da UFMG. O Goiás tem apenas 0,93% de chance.

América tem reforços importantes e algumas dúvidas

Para este compromisso decisivo na reta final da Segundona, o América terá o retorno do lateral-direito Mateus Henrique, livre de suspensão, e do atacante Adyson, de volta da Seleção Brasileira Sub-20. O jovem talento americano, de 19 anos, passou oito dias na Granja Comary, em Teresópolis, em treinamento para o Sul-Americano da categoria, no próximo ano, no Peru.

As dúvidas são o volante Alê, o meia Elizari e o atacante Fabinho.

Alê deixou a partida contra o Avaí ainda no primeiro tempo com um incômodo muscular na virilha. Fabinho também deixou o jogo com dores na coxa esquerda. Já o argentino Elizari sentiu muito desgaste depois do duelo em Florianópolis.

As baixas certas para o compromisso com o Goiás são o meia-atacante Rodriguinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo; o atacante Vinícius, emprestado pelo Goiás e impedido de atuar por cláusula contratual; e o atacante Felipe Azevedo, em recuperação de cirurgia no púbis.

Time do Goiás

O comandante do Goiás é um velho conhecido do América: Vagner Mancini, com passagens pelo Lanna Drumond em 2021, 2022 e 2023.

Um retorno certo no Goiás para este jogo em Belo Horizonte é o atacante Rafael Gava, livre de suspensão. O atacante Thiago Galhardo é dúvida em função de um desconforto muscular.

As baixas certas são o meia Régis, ex-Cruzeiro, e o lateral-esquerdo Douglas Teixeira, em tratamento no departamento médico.

Uma preocupação no jogo com o América é o excesso de atletas com dois cartões amarelos, que podem ser baixas nas rodadas finais: Luiz Henrique, Paulo Baya, Rildo e Thiago Rodrigues.

América x Goiás

América

Elias; Matheus Henrique (Daniel Borges), Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Alê (Wallisson), Juninho e Fernando Elizari; Adyson, Brenner e Fabinho (Vitor Jacaré). Técnico Lisca.

Goiás

Tadeu; Dieguinho, Lucas Ribeiro, Messias e Sander; Marcão, Juninho e Rafael Gava; Welliton Matheus, Edu e Rildo. Técnico: Vagner Mancini.

  • Local: estádio Independência, em Belo Horizonte
  • Motivo: 32ª rodada da Série B do Brasileiro
  • Data e hora: Quinta-feira (17/10), às 20h
  • Árbitro: Caio Max Augusto Vieira
  • Auxiliares: Lorival Cândido das Flores e Schumacher Marques Gomes
  • VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho
Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Adilson Martins tem quase três décadas de experiência no rádio esportivo e integra a equipe da Itatiaia desde 2022. Atualmente, é setorista do América. Antes, passou por várias emissoras de Minas e foi correspondente da Rádio Record de São Paulo entre 2000 até 2006 na equipe de Fiori Gigliotti.
Fabrício Calazans se formou em jornalismo no UniBH. Ingressou na Itatiaia como estagiário em 2010 e passou por edição, reportagem, produção e apresentação. No “ar”, iniciou cobrindo a Copa Itatiaia. Foi também setorista da Federação Mineira de Futebol, apresentador do Apito Final e plantão nas Jornadas Esportivas. Atualmente faz a cobertura do América. Tem no currículo participações em eventos nacionais e internacionais de futebol e esportes olímpicos.